Curso de Zootecnia da Ufal ganha mais uma estrela

Notícia do dia 30/11/2007

Guia de editora classifica curso da Ufal


O curso de zootecnia da Universidade Federal de Alagoas tem dez anos de criação e nove anos de funcionamento. Na edição do Guia do Estudante Melhores Universidades 2007, nas bancas desde 24 de outubro de 2007, o curso de zootecnica da Ufal foi certificado com três estrelas, o que significa que o curso foi considerado bom, num ranking que avalia cerca de três mil cursos, dos 23 mil cursos superiores existentes em todo o país, quantidade que aumenta a cada dia. Na área de Zootecnia, são 76 cursos no Brasil, 38 deles foram avaliados e apenas 19 foram “estrelados”.

Por isso, o coordenador do curso, professor Cícero Durão, comemora a boa referência, em um guia que, desde 1988, serve como parâmetro para a escolha dos vestibulandos de todo o Brasil. “Essa certificação revela o investimento na estrutura física e principalmente na capacitação dos professores, que hoje são na maioria doutores, com pesquisas desenvolvidas na área” diz o coordenador. Durão faz uma comparação com a Universidade Rural de Pernambuco, que tem curso de zootécnica desde a década de 1960, sendo considerado um dos mais tradicionais do Nordeste. “O curso da rural de Pernambuco foi certificado com quatro estrelas. Para nós que temos um curso novo, que acabou de aprovar seu projeto pedagógico, é importante constar num ranking nessa proximidade com cursos muito mais consolidados”, explica Durão.

O curso de zootecnia da Ufal desenvolve pesquisas em sete campos de saber, definidos pelos parâmetros curriculares, destacando-se Genética e Melhoramento, Reprodução Animal, Nutrição e Alimentação, Produção Animal e Industrialização.

As pesquisas desenvolvidas no curso são aplicadas na agropecuária alagoana, contribuindo decisivamente para a melhoria dos rebanhos. “O Estado é destaque nacional na produção de leite, exportação de carne bovina e na ovinocaprinocultura”, enfatiza o coordenador do curso.

O curso de zootecnia cresceu em qualidade e em quantidade. Segundo o relato do coordenador, até 2005 entravam 35 novos alunos por ano, mas, com o regime semestral, entram duas turmas novas por ano, com 30 alunos. Atualmente são 210 alunos e 41 professores. A cada ano, 110 profissionais são formados, e estão sendo aproveitados no mercado de trabalho ou seguindo para a pós-graduação em outros Estados. “Estamos estudando a criação do mestrado aqui no Centro de Ciências Agrárias, para que os nossos alunos não precisem continuar a formação acadêmica em outras universidades do nordeste e ou mesmo do sudeste”, diz o professor Cícero Durão. “Dos estudantes que ingressam no curso, 64% conseguem concluir, o que é considerado um bom aproveitamento” completa ele.

O professor revela ainda uma mudança no perfil de alunos que escolhem zootecnia. “Antes, só queriam fazer cursos na área de ciências agrárias os filhos de fazendeiros e agroindustriais, mas com a mídia divulgando o trabalho do zootecnista, diante da vocação brasileira para a agropecuária, e da importância desse setor no PIB brasileiro, o curso ganhou um destaque maior e outras pessoas despertaram o interesse por essa área, independente dos laços familiares com a zona rural, mas atraídas por um campo de trabalho em expansão".

A profissão de zootecnista foi regulamentada pela Lei 5550 de 04 de dezembro de 1968. Entre as atribuições deste profissional estão: realizar pesquisas sobre a criação de animais domésticos e adotar regimes, genéticos e alimentares, para o aprimoramento das raças. Cicero Durão explica também que o zootecnista é o profissional que faz o controle da carcaça do animal, que hoje define o preço da arroba do boi, por exemplo.

O curso de zootecnia tem duração mínima de 4 anos e máxima de 8 anos. Os alunos fazem ainda um estágio curricular supervisionado de 160 dias, que pode ser realizado em instituições alagoanas ou em outros Estados. Muitos formandos escolhem estagiar na Embrapa, em São Carlos, Petrolina, ou no Estado de Sergipe. “Hoje também tem campo de estágio em organizações não governamentais como o Neafa e a ONG Betinho, que lidam com proteção de animais ou terapia utilizando animais, e ainda tem as entidades de classe, como a Associação dos Criadores” relata o coordenador. Além do estágio, os alunos tem 80 horas-aula para elaborar o Trabalho de Conclusão de Curso.

Sobre o coordenador - Cícero Durão é graduado pela Universidade Rural de Pernambuco, em Medicina Veterinária, formando-se em 1976. Fez mestrado em zootecnia na Universidade Federal do Ceará, em 1998, e Doutorado em ciência animal, na Universidade Federal de Minas Gerais, em 2004.

É professor do Centro de Ciências Agrárias desde 1993. Assumiu a coordenação pela primeira vez no ano passado.
(Ascom da Ufal)

16 comentários:

Anônimo disse...

Opa meu nome é Paulo Henrique,pretendo fazer zootecnia na ufal aqui em maceió AL.
pretendo terminar um cursinho no marcelo cursos e fazer o vestibular!
gostei dos professores desta área.
zootecnia vou levar pela minha vida toda..pois cuidarei de uma grande empresa..uma piscicultura de peixes ornamentais.Pretendo evoluir um grande trabalho que meu pai fez,não quero jogar fora essa oportunidade familiar!vou batalhar para passar na ufal e de lá,estudar bastante para ser um bom profissional.abraço!

Anônimo disse...

Paulo Henrique

se alguém precisar de algum contato comigo por favor add no msn:paulinho_lins17@hotmail.com
vlww

Anônimo disse...

Olá Paulo Henrique e demais amantes da Zootecnia, que bom que vc optou por essa profissão, sou professor do curso Zootecnia na Ufal e fico muito feliz por essa sua escolha.
parabéns aos editores do blog tbm, muito bom (rrsrsr)
abraços

Prof Elton Lima

DEUS é fiel disse...

Oi meu nome é Livian ,assim como o Paulo também faço cursinho no marcelo cursos e decidi que vou fazer vestibular para zootecnia,sempre estou pesquisando sobre zootecnia e achei maravilhoso esse curso,bom um beijo para todos e até a próxima.

DEUS é fiel disse...

Oi meu nome é Livian também estou estudando no marcelo cursos e já tomei a decisão de fazer vestibular para zootecnia,quero muito passar e vou conseguir,estou sempre querendo saber mais sobre esse curso maravilhoso,mitos beijos para todos e ate a próxima.

Anônimo disse...

gostei mesmo por que pretendo fazer esse curso,eu gostaria de saber quanto mais ou menos uma pessoa com o curso de zootecnia ganha.
obrigado

Anônimo disse...

Oi gostaria de saber sobre o mestrada de zootecnia na ufal. data, documentos para incricao, periodo de inscricao. Obrigada!

Anônimo disse...

ola!! eu curso tecnico em zootecnia no if sertao pernanbucano, adoro esta area e gostaria de fazer o superior, tambem queria uma opiniao pq aki esta areia nao é aceita. bjs

Anônimo disse...

oi meu nome é Bruna e eu estou pensando em fazer zootecnia na UFAL,mas ainda estou com algumas dúvidas,pois, não sei se esse é realmente o curso que eu vou me identificar,ja fiz várias pesquisas sobre o curso e percebi que tem muitas coisas a vê comigo,mas ainda ficam algumas duvidas.

Anônimo disse...

eu queria saber quanto ganha um zootcnista?

Anônimo disse...

faço zootecnia na uneal e estou amando esse curso, penso que essa será a profissão do futuro.

Anônimo disse...

Olá, descupem, mas não pude deixar de notar o comentário do Paulo, onde ele diz: " pisicultura de peixes" ornamentais. Meu caro Paulo, se te referes a psicultura, é claro que é a criação, produção, de peixes, seja ela ornamental, familiar ou comercial.... Por isso futuro Zootecnista, pesquise um pouco mais. Att.

Flávia Assis disse...

Paulo Henrique que bacana, fazer um curso já com a área profissional definida é melhor ainda, pois você aproveita melhor as informações adquiridas nas aulas teóricas e práticas. Boa sorte! Sou suspeita, pois adoro Zootecnia.
Não ligue para críticas não construtivas, o anônimo quis criticar, mas foi erro de interpretação dele, ao meu ver, até porque nem piscicultura ele sabe escrever.

(Anônimo, o Paulo apenas especificou a área de Piscicultura que atuará), da próxima vez seja profissional e identifique-se.

Re, seu blog está cada dia melhor, possibilitando discussões construtivas, ajudando pessoas que farão Zootecnia e muito mais. PARABÉNS!

Vlademir disse...

Olá pessoas, fiz o curso técnico em Zootecnia, agora estou terminando a faculdade.Pois amo essa área é muito ampla e bem satisfatórias, as pessoas que estão na dúvida em relação a zootecnia digo que é muito bom, pois vivencio esse área a 6 anos. qualquer dúvida pode me adicionar no msn que dou maior informação( vscazarote@hotmail.com).
A Paulo vc fez muito bem em ter colocar piscicultura(peixes) pois tem muita gente que não sabe o que venha ser piscicultura.
Um grande abraço a todos.

Anônimo disse...

eu acho a zootecnia um curso muito atraente e penso se um dia eu tiver condições talvéis eu entre nessa.

rayane disse...

ola..passei na federal de diamantina mg para curso de zootecniaa..porem estou em duvida ,gosto muito da area mas fica longe da minha cidade e nao sei se compensa.
se alguem souber sobre esta facu,ou puder me ajudar com informações sobre o curso agradeço.
meu e mail eh e msn
rayanesilveira_15@hotmail.com

Postar um comentário

Caros internautas,
Para receber resposta não esqueçam de fornecer o e-mail para contato.

Obrigada!