Alagoas 10 anos sem aftosa

Adeal comemora 10 anos sem registro de casos da doença e lembra que quem deixar de vacinar ou de declarar a vacinação está sujeito a penalidades como multas e proibição de transitar ou vender os animais.

Termina neste sábado (31) o prazo para criadores de bovinos e bubalinos vacinarem seus rebanhos contra a febre aftosa. Estimativas da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) apontam que cerca de 1,17 milhão de animais devem ser vacinados nesta segunda etapa da campanha de 2009.

A vacinação, realizada duas vezes ao ano, em abril e outubro, é obrigatória. Quem deixar de vacinar ou de declarar a vacinação está sujeito a penalidades como multas e proibição de transitar ou vender os animais.

O prazo para declaração da vacina é um pouco maior. Ela deve ser feita com a nota fiscal de compra da vacina, em um dos escritórios da Adeal, até o dia 15 de novembro.

Esta etapa de vacinação foi marcada pela comemoração de 10 anos sem registros de febre aftosa, em Alagoas. A campanha foi também a primeira depois da classificação do Estado como zona de risco médio da doença.

A meta agora é alcançar a zona livre com vacinação, ainda em 2010. “Para continuarmos avançando é preciso que o produtor, grande parceiro da Adeal na conquista do risco médio, continue vacinando duas vezes ao ano e sempre movimente os animais acompanhados da GTA (Guia de Trânsito Animal)”, lembra o diretor presidente da Adeal, Hibernon Cavalcante.







Criador, agora é lei: vacine, declare e use a GTA
Campanha aftosa 1 O que é aftosa?
A febre aftosa é uma doença grave que ataca bovinos, caprinos, ovinos, suinos e bubalinos. Sua transmissão acontece através do contato com animal doente, atraves do ar, das fezes, da saliva e do leite. Pessoas que lidam com animais podem transmitir a doença.

Campanha aftosa 2 Quais seus sintomas?
Os principais são:
- Aftas na lingua;
- Febre;
- Baba em excesso;
- Lesões no casco;
- Lesões nas tetas;

Campanha aftosa 3 A partir de qual idade o animal deve ser vacinado?
A vacinação deve acontecer já no primeiro dia de vida do animal e depois, a cada 6 meses uma nova dose deve ser aplicada.

Campanha aftosa 4 Quando devo comprar a vacina?
As vacinas só podem ser compradas nos meses de vacinação: abril e outubro. O bom acondicionamento da vacina garante sua eficacia por isso quanto menor o tempo compra e aplicação, menores são os riscos de adulteração e melhores são os resultados

Campanha aftosa 5 Como devo guardar a vacina?
A vacina deve ser guardada no refrigerador em temperatura que varia de 2º a 8ºC. Nunca coloque a vacina no frezzer ou congelador e use sempre isopor com gelo para transportar.
Campanha aftosa 6 Quando devo aplicar a vacina e qual a dosagem?
A vacina deve ser aplicada na tabua do pescoço, preferencialmente intramuscular. A dosagem é de 5ml. Lembre-se ao abastecer a seringa, evite os raios solares e confira sempre a data de validade da vacina que está usando.

Campanha aftosa 7 Que cuidados devo tomar durante a vacinação?
- Amarre bem o animal;
- Limpe o local da aplicação;
-Se a vacina vazar, aplique outra dosagem;
-Use agulhas 15x18 nos animais maiores, e 15x15 nos animais menores.

Campanha aftosa 8 Quando devo trocar a agulha?
-Trocar agulha a cada 10 animais;
- Esterelizar as seringas e agulhas;
- Só usar agulhas afiadas.

Campanha aftosa 9 Por que devo guardar a nota fiscal da vacina?
Toda nota fiscal é importante. A nota de compra da vacina deve ser guardada e apresentada no escritorio da ADEAL ou na Secretaria Executiva de Agricultura do seu municipio. Sem ela, não é possivel fazer a declaração da vacinação. E sem declaração o criador não pode tirar a GTA e sem a GTA não pode transportar nem comercializar animais. A declaração deve ser feita no maximo 10 dias após o termino da campanha.



Fontes:
www.agenciaalagoas.al.gov.br
www.defesaagropecuaria.al.gov.br

0 comentários:

Postar um comentário

Caros internautas,
Para receber resposta não esqueçam de fornecer o e-mail para contato.

Obrigada!