Charge da Febre Aftosa


Talvez eu seja besta demais, ri litros com isso! huahuahuahuahuahua

Prazo para vacinar contra febre aftosa termina dia 31

Governo fornece 165 mil doses da vacina para produtores familiares que são proprietários de até 10 animais


A primeira etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa 2010 entra em sua segunda quinzena. Até o próximo dia 31, deverá ser imunizado contra a doença 1,17 milhão de bois e búfalos do Estado.


De acordo com a Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal), os primeiros quinze dias da campanha indicam que as metas de cobertura vacinal devem, mais uma, ser superadas.


“Até o dia 14, já tinham entrado no Estado 1,15 milhão de doses da vacina. Isso demonstra que a procura está dentro do esperado e nos dá tranquilidade que o abastecimento está normalizado. Nesta segunda quinzena é natural que ainda sejam feitos mais pedidos para suprir aqueles criadores que deixam pra vacinar no fim da campanha”, explica Hibernon Cavalcante, diretor presidente da Adeal.


Nas revendas de vacinas, onde a dose está sendo comercializada de R$ 1,20 a R$ 1,45, a expectativa também é boa. “Muitos criadores já compraram as vacinas. Nossa venda é bem estabilizada. Geralmente temos um pico de vendas na primeira semana, depois diminui um pouco para crescer novamente no final da campanha”, afirma Valdecir Costa, gerente da Casa do Fazendeiro.


Para os criadores que não podem comprar, o governo fornece a vacina. Nesta etapa, estão sendo doadas e aplicadas 165 mil doses. A doação atende a produtores familiares que possuam até dez animais. “São 140 vacinadores dedicados a aplicarem estas vacinas em todo o Estado. Em alguns municípios a aplicação já será concluída esta semana”, diz Hibernon.


O diretor lembra ainda que os criadores têm que declarar a vacinação. “A declaração pode ser feita até o dia 15 de junho. Mas é melhor que logo que a vacina seja aplicada, a declaração seja enviada a um dos escritórios da Adeal. Isso dá mais agilidade ao relatório final de vacinação”, enfatiza.


A vacina é a única forma de proteger os animais contra a febre aftosa. Ela deve ser aplicada duas vezes ao ano. Agora em maio e em novembro.


Em caso de dúvidas, os produtores podem acessar www.adeal.al.gov.br ou ligar gratuitamente para 0800 082 0040.
_________________________________________________________


O que é a febre aftosa?


A Febre Aftosa é uma doença de natureza aguda, febril, ataca  animais biungulados (casco com duas unhas), dentre eles; bovinos, bubalinos, ovinos, caprinos, suínos e alguns animais silvestres como a capivara, se observam feridas na boca, entre as unhas, nas tetas, no úbere e no prepúcio dos touros (aftas, úlceras, erosões), com agravo interno no músculo do coração (miocardite), podendo levar à morte, principalmente de bezerros, queda acentuada na produção de carne, leite e redução na fertilidade do rebanho. Se caracteriza principalmente por ser uma doença altamente transmissível.


CONTAMINAÇÃO: O aftovírus é transmitido pelo leite, carne e saliva do animal doente, mas também é transmissível pela água, ar, objetos e ambientes contaminados. Os animais atingidos são bois, porcos, cabras e ovelhas.


SINTOMAS: São apresentadas aftas na boca e na gengiva, feridas nas patas e nas mamas. O animal apresenta febre, perda de peso, dificuldade para pastar e produzir leite.
Febre Aftosa


PROCEDIMENTOS PARA UMA BOA VACINAÇÃO:
  • As vacinas devem ser conservadas na temperatura entre 2 e 6 graus centígrados, em geladeiras domésticas ou em caixas térmicas com gelo;
  • É muito importante a conservação, pois tanto o congelamento quanto o calor inutilizam a eficiência da vacina;
  • O transporte das vacinas do revendedor até a propriedade deve ser sempre feito em caixas térmicas com gelo;
  • A dose a ser aplicada em cada animal deve ser aquela indicada no rótulo da vacina. Uma dosagem menor do que a indicada pelo fabricante não vai oferecer aos animais a proteção desejada;
  • Não devem ser utilizadas agulhas muito grossas, pois a vacina pode escorrer pelo orifício deixado no couro do animal pela agulha e em conseqüência, diminuir a quantidade de vacina aplicada;
  • A vacina deve ser aplicada embaixo da pele;
  • Os animais sadios deverão ser sempre vacinados, pois os doentes ou mal-alimentados, não respondem bem à vacinação e, nesses casos, é conveniente procurar orientação com o Médico Veterinário.
  • Os efeitos da vacina somente aparecem depois de 14 a 21 dias de sua aplicação. Se os animais apresentarem a doença antes desse prazo, é sinal que já estavam com a doença quando foram vacinados, mas ainda não tinham manifestado seus sintomas.



Fonte: ADEAL

ATENÇÃO ESTUDANTES DO CECA, AJUDEM NO ATO!

COMUNICADO AOS ESTUDANTES

Infelizmente, poucos estudantes apareceram à reunião marcada para 12:00 do dia 24/05/10. Reunião essa, de maior interesse nosso, pois estamos correndo o risco de perder nosso credenciamento junto ao MEC, caso a reitoria não assuma o compromisso assinado com prazo máximo para junho/2010. Faltam poucos dias para o fim desse prazo, e nada foi feito. Em reunião, pedimos a opnião dos estudantes rpesentes sobre o que poderíamos fazer em relação a essa situação. Poderíamos ficar na inércia e perder o direito ao nosso diploma, ou tomar medidas cabíveis exigindo resposta da reitora ana Dayse sobre a sua negligência com o CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS.

Dentre as exigências solicitadas, as que cabiam à direção do CECA foram realizadas, porém, infelizmente algumas medidas não dependem aoenas da nossa direção e sim da reitoria, tais como:

- RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO
- MAIS UM ÔNIBUS PARA TRANSLADO MACEIÓ - CECA
- MAIS REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PARA A BIBLIOTECA
- RAMPAS DE ACESSO PARA DEFICIENTES

Com isso, em reunião, decidimos realizar um ATO de repúdio à negligência da reitoria perante as exigências do MEC, tal ato será realizado no dia 01/06/10.

A partir das 11:00 nos reuniremos para a confecção de carazes e faixas, definição de equipes para panfletagem, apoio, música (trazer instrumento de percursão), comunicação.

Serviremos almoço para todos os participantes do ATO. Pedimos que os comensais não peguem as quentinhas fornecidas, como forms de manifestação contra a qualidade a da refeição ofertada. E que todos tragam seus pratos e talheres no dia do ATO.

Com tudo organizado, seguiremos no ônibus do CECA por volta das 14:00 e faremos o manifesto na reitoria (hora que a reitora Ana Dayse se encontra em reunião com os próreitores) para exigirmos medidas urgentes perante a mídia, pois quando se externaliza o problema, logo eles agem para maquiar a situação.

É importante lembrar que esse ato só será realizado com a presença de todos nós, e que nós somos os únicos interessados, pois é a nossa formação profissional que está em jogo. E são direitos que nós temos e que não nos são ofertados.

Fonte: Folha recebida no CECA

I ZOOCOPA DE FUTSAL



Masculino e Feminino
Local: Ginásio de Esportes da UFAL
Data: 29 a 30 de maio










Inscrições até o dia 26 de maio
Máximo de 12 participantes por equipe
Com premiação!


Informações: 8805-1501 (Camila) / 8817-0607 (Bárbara)
E-mail: zoocopaufal@hotmail.com

Mais um veículo para o Ceca

No dia 4 de maio, a reitora Ana Dayse Dorea fez a entrega de um veículo novo, uma Van, para o Centro de Ciências Agrárias (Ceca). A entrega contou com a presença do diretor da unidade, Paulo Vanderlei, dos servidores Adonias Ferreira e Maurício Dacal, também do Ceca, além do gerente de Serviços Gerais da Sinfra, Elias Barbosa.

“Já demos um salto, reforçando a nossa frota, mas sempre precisamos de mais pela grande demanda”, ressaltou a reitora. O diretor Paulo Vanderlei agradeceu o apoio da Superintendência da Infraestrutura (Sinfra) e destacou o grande crescimento da Universidade nos últimos anos. “Recebemos recentemente um veículo trator e um saveiro que contribuem muito para desenvolver nosso trabalho de campo”, disse ele.

O veículo, adquirido com recursos do Programa de Apoio ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), conta com 14 lugares, equipamento de ar condicionado e som, visando atender com conforto e segurança a comunidade acadêmica nas aulas praticas e para os deslocamentos necessários de estudo, projetos e pesquisa. A renovação da frota da Ufal faz parte do planejamento anual da Sinfra.



Fonte: UFAL

13 de Maio é o nosso dia Zootecnistas!

Vamos comemorar o Dia do Zootecnista com show!

Começa a obra do Hospital Veterinário em Viçosa-AL


A obra mais esperada por estudantes e professores do Polo Viçosa, na Fazenda São Luiz, onde funciona o curso de Medicina Veterinária, terá início esta semana. Durante a semana passada foi feita a limpeza e marcação do terreno. Agora a construtora Cartol, vencedora da licitação, vai iniciar a construção do prédio.

São aproximadamente 1700m² de área construída, custo de um milhão e meio de reais e verbas do programa Reuni, do Governo Federal. Serão cinco módulos interligados através de corredores de circulação. No primeiro módulo ficará a recepção e triagem, no segundo, funcionarão ambulatórios e internação para animais de pequeno porte; no terceiro módulo será a internação e ambulatório para animais de grande porte. O quarto módulo abrigará um centro cirúrgico totalmente equipado; no módulo cinco, funcionará o setor de necropsia.

Segundo o arquiteto responsável pela obra, Edson Correia do Nascimento, a obra seria construída por módulos, à medida que as verbas fossem liberadas, mas isso não será necessário. "A administração da Ufal conseguiu a liberação de toda a verba necessária e por isso já licitamos o projeto completo. O novo hospital tem previsão de entrega até o final deste ano", disse o arquiteto. Edson destaca ainda que o projeto do Hospital Veterinário de Viçosa foi elaborado com a colaboração do corpo docente do polo Viçosa. "Na finalização, o projeto foi submetido apreciação dos professores e o Projeto Executivo só foi finalizado com a aprovação deles", ressalta o arquiteto.

Os módulos estão sendo projetados com toda a infraestrutura necessária para o atendimento dos animais e para a formação dos acadêmicos. No módulo 2, por exemplo, além dos equipamentos para o ambulatório e internação, vai ser instalada uma área para a permanência de plantonistas, com vestiários completos.

O módulo 3, onde serão atendidos os animais de grande porte, vai contar com acesso individualizado para os veículos de transporte. Também será construída a sala de raio X e uma arquibancada para que os alunos possam assistir às cirurgias. O centro cirúrgico terá ambientes destinados à esterilização de pessoas e materiais. Já o setor de necropsia vai contar com uma câmara fria.

Atendimento clínico e capacitação profissional

O Hospital Veterinário (HV) vai realizar o atendimento clínico, exames laboratoriais, exames radiográficos, ultrassonográfico e necrópsia de diferentes espécies de animais domésticos (cães, gatos, equinos, bovinos, ovinos, caprinos, suínos e aves) e silvestres. "A nova estrutura permitirá a realização de cirurgias complexas que somente um grande centro médico está habilitado a realizar. Outros centros com esta capacidade estão localizados na cidade de Maceió ou Garanhuns que ficam distantes para a população local, principalmente para quem precisar transportar grandes animais," ressalta o professor Hélio Martins, coordenador do curso de Medicina Veterinária.

O Hospital Veterinário vai atender não só a comunidade de Viçosa, como também das regiões circunvizinhas. por ser uma região do Estado marcada pela grande produção de bovinos de corte, de leite, de suínos e aves. A cidade também conta com a presença de grandes haras, além do uso intensivo de equinos pela população em geral.

Segundo dados de 2008, a região é responsável por 30% da produção avícola e 20% da produção suína do Estado. Viçosa ainda possui o maior rebanho de suínos de Alagoas. "Por tudo isso, o hospital terá uma grande utilidade pública, além de também auxiliar outros médicos veterinários que muitas vezes se deparam com uma limitação diagnóstica e terapêutica pela ausência de estrutura ou de recursos tecnológicos", explica a professora Márcia Kikuyo Notomi, vice-coordeandora do curso de Medicina Veterinária.

Os coordenadores destacam ainda que um alto nível de pesquisa poderá ser desenvolvido pela capacidade que o HV terá de diagnosticar enfermidades raras ou de dificil conclusão e também, de fornecer tratamentos modernos e efetivos que permitirão não só o tratamento do indivíduo, como também refletir em todo o rebanho. O uso de animais enfermos na pesquisa evita a utilização de cobaias e animais experimentais que vem sendo muito combatido pelos comitês de ética e sociedade protetora de animais.

Uma grande vantagem de um Hospital Veterinário é poder reunir em um único ambiente profissionais especializados em diferentes áreas, estimulando a discussão de casos e a troca de experiências. O corpo discente vai vivenciar aulas práticas e auxiliar na execução de todas as atividades desenvolvidas. "Será uma oportunidade de capacitação com uma habilidade e experiência profissional únicas", destaca a professora Notomi.

Lenilda Luna – jornalista

Fonte: UFAL 

1º Simpósio Alagoano de Produção Animal


Inscrição: CECA-UFAL - Secretaria de Graduação e Centro Acadêmico de Zootecnia
Local: Auditório FAEAL (Jaraguá) 
Investimento: Estudante R$30,00 / Profissionais e Produtores R$ 50,00
Informações: Coordenação de Zootecnia CECA
Fone: 3214 2221 - E-mail- coordzoo@ufal.br



  ____________________________PROGRAMAÇÃO ____________________________

12 de maio

14h às 15h
Produção animal no Semi-Árido - Dr. Roberto Germano Costa - INSA

15:10 às 16:10
Nutrição de Equinos - MSc. Raquel Silva de Moura - UFPB

Intervalo

16:30 às 17:30
Empreendedorismo - Palestrante - SEBRAE-AL


13 de maio

14h às 15h
Zootecnia - Cenário Nacional - Palestrante Dr. Severino Benone - UFRPE

15:10 às 16:10
Fontes protéicas e energéticas alternativas na produção de aves - Dr. Carlos Boa-Viagem Rabello - UFRPE

Intervalo

16:30 às 17:30
Alimentação de Animais Exóticos Criados em Cativeiro - Dr. Calros Eduardo do Prado Saad - UNIVASF

14 de maio

14h às 15h
Impacto ambiental dos sistemas de produção de bovino de corte - Palestrante - Dr. Marcio dos Santos Pedreira - UNESB

15:10 às 16:10
Cultivo de peixe em tanque rede - Dr. Emerson Carlos Soares e Silva - UFAL/Penedo

Intervalo

16:30 às 17:30
Maricultura - Palestrante - SEBRAE-AL