Conheça a história do CECA-UFAL

Resumo Histórico

O Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Alagoas (CECA/UFAL) é uma unidade universitária voltada para formação de profissionais de nível superior da agropecuária. Ele foi criado através da Resolução No 05/75 do Conselho Universitário em 21/05/1975 e passou a funcionar na preexistente Escola Superior de Agronomia, na fazenda São Luiz, no Município de Viçosa no interior de Alagoas. A Escola Superior de Agronomia da Universidade Federal de Alagoas foi criada através de uma resolução do CCEP/UFAL (conselho coordenador de Ensino e Pesquisa da UFAL) em 01/11/1974 e teve o seu reconhecimento pelo MEC mediante o Doc. No 83.653 de 28/06/1979.

Antes da consolidação do CECA acima descrita, foram várias as tentativas de se criar, no Estado de Alagoas, um curso de nível superior na área das Ciências Agrárias. Em 1922 foi criada a Escola de Agronomia de Alagoas, sem sucesso ainda no nascedouro. A experiência voltou a ser repetida no ano seguinte, 1923, também sem sucesso. Em 1933 foi tentada uma Escola de Agricultura de Alagoas também malfadada. Em 1935, no interior do Estado, na cidade de Viçosa, foi feito mais uma tentativa, também sem sucesso, de criação de uma Escola de Agronomia de Alagoas. Foram preciso mais quarenta anos para que uma nova tentativa fosse efetivada, agora por iniciativa da Universidade Federal de Alagoas e desta vez, com sucesso.

O CECA, desde o seu início, funcionou na Antiga Fazenda São Luiz, na Cidade de Viçosa e somente em 1984 foi transferido para a Capital Maceió e foi instalado, provisoriamente, no Campus A. C. Simões no Bairro de Tabuleiro do Martins. Aí, o CECA ocupou o andar superior do Centro de Ciências Exatas e da Natureza de onde foi novamente transferido em 1996 (22/01/96), durante a gestão do Prof. Rogério Moura Pinheiro. Desta vez para suas instalações definitivas no Campus Delza Gitaí, no km 85 da BR 101 Norte, no Município de rio Largo da Grande Maceió.

A denominação Campus Delza Gitaí, é uma homenagem do CECA à Profa. Delza Leite Goes Gitaí, Magnífica Reitora da UFAL no período entre os anos de 1989-1992. Nesse ínterim, foram realizadas e concretizadas as negociações que redundaram na incorporação do antigo patrimônio físico e tecnológico, bem como parte dos recursos humanos, do PLANALSUCAR. Com o seu mandato expirado, não pode a então Reitora Delza Gitaí concluir a tão almejada transferência.

Fonte: CECA

0 comentários:

Postar um comentário

Caros internautas,
Para receber resposta não esqueçam de fornecer o e-mail para contato.

Obrigada!