Polo Viçosa realiza pesquisa na Bacia Leiteria de Alagoas

Uma parceria entre a Universidade Federal de Alagoas, através do curso de Medicina Veterinária, sediado no Polo Viçosa, e a Universidade Federal Rural de Pernambuco analisa as particularidades da infecção por um dos agentes responsável por distúrbios reprodutivos mais importantes em bovinos em todo o mundo.


A pesquisa intitulada "Aspectos epidemiológicos da infecção por Neospora caninum em propriedades leiteiras da Micro-região Batalha, Alagoas” é realizada nos municípios que constituem a Bacia Leiteira de Alagoas. Sob a coordenação do professor de Medicina Veterinária do Polo Viçosa, Wagnner José Nascimento Porto, o estudo é fruto de uma co-orientação de aluno de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciência Veterinária da UFRPE.

O protozoário Neospora caninum, um parasita formador de cisto, acomete algumas espécies de animais domésticos e pode causar grandes prejuízos aos criadores de bovinos de corte e leite. Wagner Porto explica que as ações da pesquisa consistem em calcular as prevalências de anticorpos contra o parasita em bovinos, em cães e nos canídeos silvestres, e identificar os fatores de risco associados à infecção por bovinos leiteiros na micro-região.

“Esta pesquisa está sendo desenvolvida em parceria com a UFRPE e encontra-se na fase final das coletas para dar início ao processamento das amostras. A pesquisa envolve a participação de vários alunos voluntários e uma bolsista de PIBIC que está sob minha orientação com um projeto na mesma linha de pesquisa”, explica o coordenador.

Outras ações

Em maio foi instalado um experimento na fazenda São Luiz, sede do Polo Viçosa. Fruto de mais uma co-orientação em projeto de doutorado em parceria com a UFRPE, o estudo analisa alguns aspectos da infecção por Toxoplasma godii em caprinos, protozoário causador de uma doença, congênita ou adquirida, que acomete animais de produção e de estimação, além do próprio homem.

Intitulada de “Aspectos biológicos e de diagnóstico relacionados à infecção experimental por via oral em cabras lactantes por Toxoplasma gondii (Nicolle e Manceuax, 1909)”, a pesquisa envolve alunos orientados pelo professor Wagnner Porto. Os estudantes são bolsistas dos Programas de Bolsas de Desenvolvimento Institucional, Aperfeiçoamento em Pesquisa, PIBIP-Ação, PIBIC, ODÈ AYÉ, Monitoria, e doutorandos dos programas de pós-graduação da UFRPE.

A equipe que interage em todos os projetos de responsabilidade do pesquisador da Ufal Wagnner Porto, é composta por nove alunos de graduação, uma médica veterinária bolsista de aperfeiçoamento em pesquisa e as duas alunas de doutorado dos programas de pós-graduação da UFRPE.

Roberta Batista – estagiária de Jornalismo

Fonte: UFAL

0 comentários:

Postar um comentário

Caros internautas,
Para receber resposta não esqueçam de fornecer o e-mail para contato.

Obrigada!