Resultados do ato feito a favor do CECA

Restaurante do Centro de Ciências Agrárias será reformado


O engenheiro Amauri Teixeira e o arquiteto Edson do Nascimento, da Gerência de Obras, Projetos e Serviços de Engenharia da Superintendência de Infraeestrutura,visitaram na quarta-feira,2, o prédio onde funcionou o Restaurante do Centro de Ciências Agrárias. O prédio deverá passar por reforma para atender às necessidades de estudantes dos cursos de Agronomia e Zootecnia. O estudantes Luciana Lucena e Guilherme Netter acompanharam a visita.


O reitor em exercício Eurico Lôbo garantiu aos estudantes do Ceca que será iniciado o processo de recuperação do espaço para voltar a funcionar, atendendo cerca de cem pessoas, numa área de 300 m². O engenheiro Amauri Teixeira adiantou que o estudo orçamentário do projeto de recuperação deverá estar concluído em duas semanas e será encaminhado à equipe de gestão administrativa para desenvolver todo o processo licitatório. “O prédio está em situação precária da coberta ao piso”, diz ele. O projeto será feito pelo arquiteto Edson do Nascimento.

O Centro de Ciências Agrárias fica a cerca de 10 quilômetros do Campus A. C. Simões  e conta atualmente  com 700 alunos.  Até ser repassado para a Universidade Federal de Alagoas, o prédio abrigava o então conhecido Planalsucar, responsável pelas pesquisas de variedades de cana-de-açúcar, referências não só no Brasil, mas em vários países. As pesquisas continuaram com a criação do PMGCA (Programa de Melhoramento Genético da Cana-de-Açúcar), realizando a estudos de ponta nessa área.



Mobilização estudantil

Manifestação dos estudantes por melhorias no Ceca

Reativar o restaurante é uma das reivindicações dos acadêmicos dos cursos de Agronomia e Zootecnia do Campus Maceió, que atualmente recebem alimentação de fornecedores. A pauta de reivindicações mobilizou um grupo de estudantes, que foi recebido pelo reitor em exercício Eurico Lôbo, na terça-feira, 1 de junho. De posse de um relatório enviado pelo Ministério da Educação (MEC), o reitor tranqüilizou os estudantes negando a possibilidade de descrendeciamento de cursos.

Na pauta de reivindicações constam também: a construção de rampas de acessibilidade no prédio do Ceca, aquisição de títulos para a Biblioteca Setorial e transporte  de ida e volta do Campus A. C. Simões/Ceca. Dentro da demanda existente, o reitor Eurico Lôbo logo autorizou a entrada de mais um ônibus para esse trajeto.
Reitor em exercício, Eurico Lôbo, e pró-reitores recebem os estudantes do Ceca

O engenheiro Amauri Teixeira informou, na reunião, que a construção de rampas de acessibilidade no Centro de Ciências Agrárias já está programada pela Sinfra, dentro do calendário dessas obras em todos os campi.  “Estamos encaminhando essas medidas porque sabemos que é uma necessidade emergencial. Todo  investimento que a Gestão Ufal mais Viva vem fazendo contempla o Ceca, assim como todas as outras unidades acadêmicas”, ressaltou Eurico Lôbo.

Recentemente, o Ceca recebeu dois novos veículos para atender a demanda de estudos e pesquisas da comunidade acadêmica.  Para analisar a situação de transporte na unidade está marcada uma reunião para a sexta-feira, 11 de junho, às 10 horas, reunindo estudantes e o diretor Paulo Vanderlei.

Sobre a compra de novos títulos para a Biblioteca Setorial, foi informado aos estudantes que a Universidade investe anualmente cerca de R$ 800 mil para a aquisição de livros em todas as áreas. “Não há nenhuma restrição para essa compra, mas é preciso que docentes e coordenadores façam a solicitação para atender a demanda básica dos cursos”, informou o reitor em exercício.

Participaram da reunião, os pró-reitores Pedro Nelson Ribeiro, Estudantil, Eduardo Lira, de Extensão,  e o professor Alexandre Lima, coordenador de Desenvolvimento Pedagógico da Pró-reitoria de Graduação, além de Elias Barbosa e Amauri Teixeira, gerentes da Superintendência de Infraestrutura.

Diana Monteiro - jornalista


FONTE: UFAL

0 comentários:

Postar um comentário

Caros internautas,
Para receber resposta não esqueçam de fornecer o e-mail para contato.

Obrigada!