Alunos de Zootecnia da Ufal são selecionados para mestrado na Unesp

O Campus Arapiraca já tem os primeiros alunos selecionados para cursos de pós-graduação fora de Alagoas. Os alunos Madson Williame Souza e Randerson Cavalcante Silva, do curso de Zootecnia, foram selecionados para o mestrado na Universidade Estadual de São Paulo (Unesp/Jaboticabal), uma instituição classificada pela Capes com conceito 7.



A professora Janaina Martuscello, orientadora, ressalta que a aprovação dos dois alunos para uma instituição tão bem conceituada como a Unesp significa uma vitória para o campus Arapiraca e colegiado do curso de Zootecnia. “Temos a certeza de que a interiorização é um projeto que abre portas para jovens da região. Além disso, a seleção de Madson e Randerson representa a capacidade competitiva de nossos estudantes em um mercado cada vez mais competitivo”, enfatiza Janaina.


Com quatro anos de implantação completados no último mês de agosto, o Campus Arapiraca e Unidades de Ensino Penedo, Palmeira dos Índios e Viçosa, vêm atingindo a sua missão que é voltada para atender a uma demanda da região Agreste. Conforme dados da Ufal, está no interior do Estado o maior número de estudantes de nível médio aptos ao processo seletivo para ingresso em um curso superior. A expansão também tem como missão o desenvolvimento sócio-econômico e cultural de Alagoas, em um Estado que se sobressai ainda por deter um dos piores Índices de Desenvolvimento Humano do país.


 Madson e Randerson estão em fase de conclusão de curso e por isso ainda apresentação os seus respectivos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) no final desse segundo semestre letivo. Madson é oriundo do município de Traipu e sob a orientação da professora Janaina Martuscello vem elaborando o trabalho de conclusão sobre “Seleção de cultivares de Panicum maximum para o Agreste Alagoano”. Randerson Cavalcante é da cidade de Arapiraca e seu trabalho de conclusão trata de “Desenvolvimento de sistema de apoio a decisão para recria e terminação de bovinos em pastejo”. O TCC tem a o orientação do professor Daniel de Noronha Vieira da Cunha.
 
A área de concentração da pós graduação de Madson é sobre “Forragicultura e Pastagem”.

O mestrado de Randerson se concentrará em “Nutrição de Ruminantes”.



Mestrado


 Comemorando a aprovação dos dois alunos para o mestrado em Zootecnia da Unesp, Janaina informa que a área de concentração da pós graduação de Madson é sobre “Forragicultura e Pastagem”. O mestrado de Randerson se concentrará em “Nutrição de Ruminantes”. “Formar recursos humanos nessa área, significa para o Agreste além de projeção, a oportunidade de volta desses estudantes após concluírem o curso para que possam assim ser agentes transformadores da realidade local. O retorno deles com o conhecimento adquirido é de grande valia para a região”, diz a professora.


Reforçando a importância da expansão da Universidade Federal de Alagoas, Janaína disse que a seleção dos estudantes pela Unesp coloca o Campus Arapiraca em condições de competir em condições de igualdade. “Para nós, professores do curso, a seleção para o mestrado, representa uma grande conquista, pois mesmo com todas as dificuldades trabalhamos para a boa formação dos alunos”, enfatiza.


Diana Monteiro – jornalista




FONTE: www.ufal.edu.br

0 comentários:

Postar um comentário

Caros internautas,
Para receber resposta não esqueçam de fornecer o e-mail para contato.

Obrigada!