Equipamentos de última geração colocam Alagoas no cenário nacional da aquicultura

O Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Itiúba (Ceraqua São Francisco), centro tecnológico da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), localizado no município alagoano de Porto Real do Colégio, conta agora com mais dois equipamentos de última geração para aquicultura no Estado de Alagoas, que se somam aos outros já existentes nos laboratório de nutrição, bromatologia, limnologia, patologia, genética e biotecnologia do centro tecnológico. Os equipamentos, um cromatógrafo gasoso e um cromatógrafo líquido, os únicos em Alagoas e um dos poucos no Brasil aplicados à aquicultura, possibilitarão melhorar a qualidade do filé de peixe produzido no estado, colocando Alagoas na vanguarda das pesquisas em aquicultura e recursos pesqueiros.
Para a professora Denise Pinheiro, do Instituto de Química e Biotecnologia da Universidade Federal de Alagoas (IQB/Ufal),  uma das pesquisadoras que desenvolvem trabalhos científicos no Ceraqua São Francisco, esses equipamentos serão utilizados para monitorar as condições fisiológicas dos peixes, tanto aqueles cultivados no centro tecnológico, quanto os capturados no rio São Francisco e seus afluentes. “Com um maior controle sobre o desenvolvimento dos animais e das rações ofertadas, poderemos produzir peixes com maior qualidade nutricional e os piscicultores empresariais e familiares que absorverem essa tecnologia serão os principais beneficiados, pois terão um animal com menor teor de gordura e maior rendimento do filé”, explicou.
A professora do Instituto de Química e Biotecnologia ainda destacou que um menor teor de gordura poderá ser um diferencial para o produtor, que estará produzindo peixes com maior concentração de nutrientes específicos, a exemplo dos aminoácidos e ácidos graxos. “Quando uma pessoa se alimenta regularmente com peixe que possui maior concentração desses nutrientes, essa dieta colabora, por exemplo, com a redução do risco de problemas cardiovasculares. Isso pode ser um diferencial a ser explorado pelo produtor”, acrescentou Denise Pinheiro.
Para o correto manuseio do cromatógrafo gasoso e do cromatógrafo líquido foram realizados treinamentos ofertados pelas empresas fornecedoras dos equipamentos. Participaram do treinamento a professora Denise Pinheiro (IQB/Ufal) e o médico veterinário Matheus Félix (Codevasf). O treinamento consistiu, entre outras atividades, no preparo de reagentes, no repasse de orientações acerca do funcionamento dos equipamentos e no exame de amostras de ração e de filé de peixes. Também estão sendo formulado padrões que servirão de parâmetros para análise da ração e dos pescados produzidos no Ceraqua São Francisco ou capturados no rio São Francisco e em seus afluentes.
Ceraqua São Francisco
Inaugurado em março de 2010, o Ceraqua São Francisco foi projetado para atuar como centro de referência e difusor de tecnologia em aquicultura e recursos pesqueiros. O centro possui gestão pública inovadora ao reunir cinco instituições governamentais para sua gestão compartilhada: Codevasf, Governo do Estado de Alagoas, Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), Ufal e Embrapa.
O centro também está inserido nas ações do Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, tendo como uma de suas missões a recomposição da ictiofauna da região, produzindo também espécies ameaçadas de extinção, como o surubim. Para isso, realiza pesquisas e produz tecnologia como a de repovoamento de bacias hidrográficas, com os peixamentos no rio São Francisco, em seus afluentes e em lagoas marginais.
Além disso, o Ceraqua São Francisco trabalha para fomentar a atividade de piscicultura intensiva e empresarial no Baixo São Francisco alagoano como alternativa de desenvolvimento econômico. Para isso, suas ações dão ênfase tanto ao piscicultor em nível da produção familiar, quanto à iniciativa privada.
Na área científica e tecnológica, o centro consolida-se como espaço de formação de recursos humanos de ponta, com aulas práticas e teóricas para estudantes de instituições como a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) e Ufal, com os cursos de Engenharia de Pesca e Bacharelado em Química. O Encontro Técnico-científico realizado anualmente também fortalece o centro como difusor de conhecimento a partir da reunião de técnicos e pesquisadores que desenvolvem atividades na unidade.
Para transformar a antiga Estação de Piscicultura de Itiúba da Codevasf em um dos mais modernos centro tecnológicos e científicos em aquicultura do Brasil, foram investidos cerca de R$ 8,5 milhões pelo Governo Federal, por meio da Codevasf e do Ministério da Pesca e Aquicultura.

0 comentários:

Postar um comentário

Caros internautas,
Para receber resposta não esqueçam de fornecer o e-mail para contato.

Obrigada!