Profissão: Zootecnista, por Ana Karina Dias Salman


Atendendo a pedidos, este texto não se inicia aclamando a zootecnia como a melhor profissão do mundo, mesmo porque quando falamos “do melhor” subentende-se que este não precisa ser aprimorado e isso vai de encontro com uma das principais premissas dessa profissão, que é melhorar sistemas de criação animal. E, esse melhoramento não é só o genético, mas também o técnico e o econômico, imprescindíveis para o alcance da tão almejada sustententabilidade social, econômica e ambiental.


A área de abrangência da zootecnia é ampla e cada vez mais desafiadora devido a crescente exigência dos mercados consumidores de produtos de origem animal. Atualmente, o zootecnista deve estar preparado para visualizar e entender sistemas de produção de proteína animal de qualidade para a alimentação humana, contribuindo para melhoria dos produtos gerados, sem perder de vista o respeito ao bem-estar dos animais e ao meio ambiente, o que deve ser feito utilizando-se alternativas que não comprometam a viabilidade econômica e social. 


Além de ciente dessa complexidade, o zootecnista precisa estar sempre atento sobre as novas ferramentas que podem ser utilizadas para acompanhamento, gerenciamento e avaliação dos sistemas de produção animal, como por exemplo, o sensoriamento remoto, as técnicas de genética molecular, os softwares para gerenciamento de propriedade rurais, entre outras.


O campo de atuação do zootecnista está em expansão e não se restringe apenas aos animais que fornecem serviços e produtos destinados ao consumo humano, como aves, peixes, suínos, ovinos, bovinos, eqüinos e bubalinos. Mais recentemente, os zootecnistas ganharam espaço para atuar em projetos de conservação e criação de animais silvestres. Além destes, também existem os sistemas de criação de animais de companhia, como cachorros, gatos e aves, em que o zootecnista pode ter grande importância não só pela sua formação básica em etologia, mas também devido aos seus conhecimentos em bioclimatologia, genética e nutrição. 


Atualmente, o Brasil ocupa lugar de destaque no comércio mundial de carne bovina produzida com eficiência e qualidade e tem potencial para ser auto-suficiente na produção de leite. Os grandes rebanhos brasileiros, o elevado volume de produtos agropecuários, o desenvolvimento dos mercados interno e externo de produtos de origem animal e as políticas de globalização abrem, de fato, cada vez mais perspectivas de atuação para os zootecnistas. 


Apesar desse cenário otimista, o mercado de trabalho para estes profissionais ainda é restrito devido não só ao desconhecimento sobre a importância da profissão, mas também pela concorrência com agrônomos e veterinários em atividades exclusivas da zootecnia, porque ainda não existe uma lei estabelecendo esse limite. 


Na tentativa de reverter essa situação, tramita atualmente na câmara dos deputados um projeto de lei de autoria do deputado Zequinha Marinho e a emenda modificadora da deputada Andréia Zito que regulamenta o exercício da profissão de zootecnista, o que vem gerando calorosas discussões com agrônomos e veterinários preocupados com a perda de espaço no mercado de trabalho. 


Por outro lado, para os zootecnistas a regulamentação do exercício da profissão é uma conquista e serve como mais um estímulo para criação do seu próprio conselho de classe uma vez que, desde a sua criação, o exercício da zootecnia está sob a fiscalização dos Conselhos Regionais de Medicina Veterinária.


Por fim, é necessário esclarecer a importância da zootecnia na expansão qualitativa e quantitativa da produção animal no Brasil e da importância na formação de profissionais dinâmicos e aptos a aprender e a se atualizar constantemente. O zootecnista não deve ser um profissional preocupado em ser o melhor, mas sim, em buscar o aperfeiçoamento, sempre! 


Ana Karina Dias Salman
Zootecnista, pesquisadora da Embrapa Rondônia

Indicação Alessando Rangel

0 comentários:

Postar um comentário

Caros internautas,
Para receber resposta não esqueçam de fornecer o e-mail para contato.

Obrigada!