Zootecnia, a profissão da Produção Animal e do Agronegócio, por Júlison César



A Zootecnia foi criada pelo Conde de Gasparín em 1843 que associou as palavra Zoo: Animal e techne: Tecnica, com interrelação com a Arte. Ou seja, a Zootecnia é a Arte de criar animais domésticos e silvestres aliando conhecimento técnico com a arte de criar e produzir


Os Zootecnistas são responsáveis por todas as atividades de uma fazenda, e também por aquelas relacionadas à comercialização e logística. Na fazenda, uma das suas funções é a seleção de matrizes e reprodutores, para melhoramento genético, escolhendo os animais a serem cruzados de acordo com as características que se quer implantar no rebanho. Em conseqüência, vem a reprodução, a parte mais importante da pecuária, pois é a partir daí que será determinado o futuro do rebanho e comercial da fazenda, pois a produção é um subproduto da reprodução. Nessa fase, o Zootecnista atua como pré-determinador do animal gerado desse cruzamento. Ele é capaz de enxergar as progênies (filhos) apenas olhando para seus possíveis pais, podendo assim obter o produto final do jeito que desejar: menor ou maior comprimento, maior ou menor arqueamento de costela, aprumos, características raciais e etc. É ele que planeja o período no qual a fêmea será coberta, quando irá parir novamente, qual o melhor método de cruzamento para aquela situação e aquele animal: Inseminação artificial ou Monta Natural, o período em que o bezerro será separado da sua mãe, entre outros. Tudo isso para que o rebanho esteja em uma uniformidade, e assim possa manter uma média de produção mensal.


Todos esses animais precisam de uma alimentação balanceada para que mantenham um ganho de peso diário considerável, uma dieta específica para o período de prenhes, de desmama, de pré e pós-parto e que possam chegar ao abate o mais precoce possível, elevando assim a qualidade da carne, diminuindo os custos e aumentando os lucros. Essa é a fase mais delicada de todo processo, e por isso exige maior atenção dos Zootecnistas: economia e finanças. São eles que PLANEJAM as finanças da fazenda: quando e como comprar e vender, como diminuir o desperdício, qual a cultura a ser empregada, o momento em que será plantado, qual será o capim a ser plantado, qual ração será mais em conta e se ela sairá em conta, e tudo isso levando em consideração o bom senso das condições financeiras, climáticas, de comércio, de solo e de disponibilidade de bens da natureza como a água. Ou seja, eles são os responsáveis pelo planejamento, administração e economia da propriedade.


Os Zootecnistas também são responsáveis pelo bem estar dos animais, criando e modificando instalações, prezando pelo conforto térmico, pela disponibilidade de alimento e água, pela higiene e pelo controle de parasitas nas mesmas. E por falar em parasitas, nós prevenimos as sanidades, através da alimentação, vacinação, da higiene das instalações, como mencionado anteriormente, e do controle do rebanho.


Fora da propriedade, os Zootecnistas também trabalham com logística e representação comercial de produtos agrícolas, prestando um serviço diferenciado: venda e assessoria, dando o suporte necessário ao cliente para o melhor aproveitamento do produto. Além de poder ingressar na vida acadêmica, podendo levar conhecimento aqueles que representarão o futuro da nossa profissão.


A Zootecnia é ainda uma profissão pouco valorizada pela sociedade, mas para nós Zootecnistas isso tão pouco importa, pois isso abrilhanta e dignifica ainda mais o nosso trabalho, que mesmo sem o devido reconhecimento não medimos esforços para fazê-lo. Passando dias e noites acordados em pesquisas, estudando, nos empenhando para melhorarmos cada vez mais a agropecuária, aumentando a qualidade e diminuindo os custos de produção, para que essa redução seja repassado diretamente nos preços desses produtos para o consumidor. E a nossa recompensa e o nosso muito abrigado da Sociedade, é ver a acessibilidade de todas as classes aos derivados de proteína animal, aquela mesma que nós planejamos cada etapa minuciosamente para que ali chegasse, e consequentemente a mais importante, essa a mais gratificante de todas: a redução dos índices da FOME no mundo.


“Na luta incansável contra a fome, nós Zootecnistas planejamos a pecuária, levando junto o Amor pelos animais e o respeito pelo meio ambiente.”


Júlison César - AgroblogRN


Indicação do próprio autor

1 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom o resumo da nossa amada profissão, outra fonte para informações sobre a Zootecnia eu descobri aqui neste site, a Rádio Estrada Afora, onde eles tem um episódio somente dedicado ao passado e futuro da Zootecnia, o episódio é longo mais vale a pena ouvir inteiro. Faz tempo que eles náo gravam entrevistas, será que eles vão continuar com a rádio?, alguém tem alguma informação?
bjs
Daniela

Postar um comentário

Caros internautas,
Para receber resposta não esqueçam de fornecer o e-mail para contato.

Obrigada!