Depoimento de uma zootecnista de sucesso

O depoimento da zootecnista Dayanne Almeida é exemplo de sucesso para os que duvidam da profissão e deixa explícito o amor pelo que faz. Leiam e se orgulhem!




Sou zootecnista formada pela Unesp de Botucatu há 3 anos. Desisti da medicina no meu primeiro ano de faculdade na UFMG depois de um súbito ataque de consciência, já que meus pais sempre quiseram que a filha fosse 'dotôra'. A escolha pela zootecnia se deu pela minha paixão, sem base, pelos animais de produção (mesmo sem ter nascido, criada ou compartilhado da vida na fazenda) e me rendeu muitas brigas com minha família, afinal zootecnia é um dos últimos cursos a que poderia ser conferido algum tipo de status. 
Hoje, trabalho com produção de ovinos. Há 3 anos sou representante técnica na América do Sul e gerente de uma das 3 fazendas da One Stop Ram Shop Genetics (www.onestopramshop.co.nz) na Nova Zelândia e por isso moro e trabalho na Nova Zelândia. Com mais 2 amigos de profissão coordenamos o projeto CordeiroBiz (www.cordeirobiz.com.br) no Brasil que visa trazer foco à cadeia da ovinocultura no nosso país baseado em eficiência e produtividade e já avançamos bastante nesse último ano. Possuo MBA em Agrobusiness pela Agriculture ITO na NZ e sou completamente apaixonada pelo meu trabalho e na maneira como ele me transformou. 
A zootecnia aqui é reconhecida como Animal Science e é vista como a principal responsável pelo desenvolvimento e disseminação de novas tecnologias agropecuárias no país enquanto que a medicina veterinária e a agronomia possuem atuações distintas e altamente especializadas na transferência de resultados mas, juntas, fazem da NZ excelência em produção animal. 
Acredito que essa mania de competir, individualizar, menosprezar e opinar sobre aquilo que mal se conhece realmente seja um problema da nossa sociedade, da nossa cultura e dessa inércia mental a que somos regidos. Muito me surpreende o fato de os estudantes das agrárias do Brasil, que por ainda não terem sido corrompidos pela realidade da batalha salarial em detrimento dos ideais profissionais, possam dar corpo a tamanha ignorância e permanecer alheios à importância que o setor do agronegócio representa ao Brasil e, desta forma, a responsabilidade que temos como agrônomos, veterinários e zootecnistas, de JUNTOS, alimentarmos literalmente um mundo cada vez mais faminto e ainda fazê-lo de modo sustentável.
Obrigada, desculpe-me pelo desabafo e parabéns pela iniciativa em divulgar, mesmo em tom de humor*, o papel que a zootecnia desempenha para o setor agropecuário no Brasil e no mundo."
Dayanne Almeida


*Dayanne escreveu diretamente para o Zootecnia é para os fortes, cuja página fica no Facebook, criada por Raully Lucas. 

2 comentários:

Anônimo disse...

A entrevista dela na Estrada Afora e altamente recomendada.
Marcela Trevisan- UFM

Elaine (@_popolly) disse...

Breuba, minha veterana! Que orgulho de vc e da nossa profissão! Parabéns pelo sucesso! Beijo

Postar um comentário

Caros internautas,
Para receber resposta não esqueçam de fornecer o e-mail para contato.

Obrigada!