Zootecnia – Profissão, Carreira e Informações Gerais



Imagem Elison Macedo



ZOOTECNIA
É a ciência que estuda os animais, visando melhores condições de reprodução, uma alimentação adequada e nutritiva e buscando maior produtividade do animal.


Habilitação:
Bacharel em Zootecnia
Duração do Curso:
4 a 5 anos
Area:
Biológicas
Atributos do Profissional:
Persistência e Meticulosidade
Salário Médio:
R$ 2000,00


A CARREIRA EM ZOOTECNIA
O profissional de zootecnia cuida para que os animais vivam em boas condições, cuidando do peso, da saúde e da alimentação. Também é função do zootecnista cuidar da reprodução e do melhoramento genético dos animais, além de cuidar para que a produção de alimentos como os ovos e leite aumentem.
Quem deseja seguir a carreira dezootecnia deve, acima de tudo, gostar muito de animais. Afinal, o bem-estar deles está em primeiro lugar. Mesmo na hora do abate, ozootecnista procura a forma que causa menos sofrimento ao animal, mas que também não prejudique a qualidade da carne.
Apesar de semelhantes e de atuarem juntos no mercado de trabalho, a carreira de zootecnista não pode ser comparada com a de um médico veterinário. O segundo atua na saúde do animal, com intervenções clínicas e cirúrgicas, enquanto o zootecnista está mais focado em melhorar a produtividade e a rendimento do animal.


O CURSO DE ZOOTECNIA
O primeiro curso de Zootecnia do Brasil foi fundado em 1966 pelaPontifícia Universidade Católica (PUC) em Uruguaiana, no Rio Grande do Sul.
O curso de Zootecnia tem duração de quatro a cinco anos e ao término o aluno deve participar de um estágio supervisionado de no mínimo 180 horas. É necessário também um relatório das atividades de estágio, e uma avaliação geral do aluno nas diversas atuações.


Entre as disciplinas básicas presentes na grade do curso de Zootecniaestão:
Zoologia
Biologia
Anatomia
Citologia
Química
Genética
Física
Matemática


A partir do terceiro ano de curso são incluídas disciplinas mais específicas da Zootecnia, como:
Bioclimatologia
Melhoramento Genético
Parasitologia
Fertilidade e Conservação do Solo
Produção Animal
Produção Vegetal
Administração e Desenvolvimento Rural


Apesar de várias disciplinas serem ministradas em sala de aula, em boa parte do curso as aulas são práticas.


O MERCADO DE TRABALHO EM ZOOTECNIA
O mercado de trabalho para o zootecnista está concentrado principalmente na região Centro-Oeste, onde se concentra grande parte das fazendas do país. Mas em todas as regiões podem ser encontradas oportunidades para quem se forma nessa área.
Se você deseja trabalhar nas regiões Sul e Sudeste, uma boa oportunidade seria no campo de pesquisas em laboratórios, em empresas que exportam produtos de origem animal, em grandes frigoríficos ou ainda em zoológicos.
Uma grande empregadora de profissionais formados em Zootecnia é a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que seleciona funcionários para trabalhar com pesquisas e projetos.


Principais funções do Zootecnista:
realizar a avaliação genética do rebanho
verificar e melhorar as condições de higiene dos animais
determinar as técnicas a serem usadas nos cruzamentos e no pasto
padronizar e acompanhar as técnicas de abate e armazenamento dos produtos derivados dos animais
fazer a seleção dos melhores animais para formar o rebanho matriz para reprodução
pesquisar as necessidades nutricionais do rebanho e estudar o melhor regime para a criação
manter as vacinas e medicamentos dos animais em dia


Fonte: guiadacarreira.com.br/artigos/profissao/zootecnia/

1 comentários:

Adriane e Beatriz disse...

Olá meu nome é Beatriz sou de são paulo, e estou interessada em fazer zootecnia, porem ainda me sinto insegura em ralação ao mercado de trabalho, relação emprego vaga, carga horaria de trabalho, locais de trabalho, ou seja vou ter tempo para visitar minha família em são paulo com que frequência? é um curso valorizado? pq as notas de corte são tão baixas?

Postar um comentário

Caros internautas,
Para receber resposta não esqueçam de fornecer o e-mail para contato.

Obrigada!