Zootecnia e Zootecnista




Quando se fala em 13 de maio, a maioria das pessoas associa a data à libertação dos escravos. Mas poucos sabem que esse dia marca homenagens a uma profissão de grande importância para o agronegócio brasileiro: a Zootecnia. A data foi escolhida para a comemoração, pois, nesse dia, foi realizada a aula inaugural do primeiro curso superior de Zootecnia no Brasil.

O zootecnista tem como principal objetivo otimizar a produção de animais, seja com fins alimentares, de preservação, lazer ou companhia. Por isso, ele é uma peça-chave, principalmente no setor agropecuário, cujas empresas estão absorvendo cada vez mais zootecnistas em virtude da adoção de práticas de sustentabilidade e da necessidade de mecanismos que as tornem mais competitivas.

A formação desse profissional abrange conceitos de planejamento, economia e administração agropecuária, além de melhoramento genético, biotecnologia, reprodução, saúde, bem-estar e manejo de animais. Ela engloba ainda a nutrição, alimentação, formação e produção de pastos e forragens. Dessa forma, o zootecnista desenvolve competência para organizar programas de nutrição e alimentação em diversas áreas, como bovinocultura, suinocultura, avicultura, ovinocultura, aquicultura, entre outras. 

Um dos grandes desafios da Zootecnia é a divulgação. Apesar da demanda crescente, no Estado de São Paulo, dez faculdades que oferecem o curso formam, por ano, cerca de 200 profissionais. Os melhores empregos ainda estão nas fronteiras agropecuárias, mas o zootecnista tem encontrado campo também na área de animais silvestres. Aqui, ele pode atuar em nutrição e manejo em zoológicos, desenvolvendo projetos de ecoturismo e preservação ambiental em reservas ecológicas, e na produção de animais silvestres ou exóticos. 

Assim como qualquer outro profissional, o zootecnista está submetido a uma série de leis e códigos de conduta. Sua atuação foi regulamentada pela lei 5.550, de 4 de dezembro de 1968 e seu código de ética foi instituído pela resolução 413/1981 do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV). Todo zootecnista também deve estar registrado no Conselho Regional de Medicina Veterinária de seu Estado. O órgão regula e fiscaliza a profissão, evitando a atuação de falsos profissionais e garantindo a qualidade do trabalho.

É fundamental que os zootecnistas conheçam os aspectos técnicos e legais de sua profissão, acatando e fazendo cumprir as normas pertinentes, e compatibilizando-as com a produção. O desenvolvimento de condutas e de atitudes com responsabilidade técnica e social deve sempre nortear essa carreira.

Fonte: Texto na íntegra de Henrique Luís Tavares (Zootecnista e Presidente da Comissão de Zootecnistas do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) e Profª Drª Célia Regina Orlandelli Carrer (Presidente da Comissão de Ensino e Pesquisa da Zootecnia do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP).



Fonte: http://zootecniadaily.blogspot.com.br/2010/05/zootecnista-profissional-da-producao.html

0 comentários:

Postar um comentário

Caros internautas,
Para receber resposta não esqueçam de fornecer o e-mail para contato.

Obrigada!