A obra mais esperada por estudantes e professores do Polo Viçosa, na Fazenda São Luiz, onde funciona o curso de Medicina Veterinária, terá início esta semana. Durante a semana passada foi feita a limpeza e marcação do terreno. Agora a construtora Cartol, vencedora da licitação, vai iniciar a construção do prédio.
São aproximadamente 1700m² de área construída, custo de um milhão e meio de reais e verbas do programa Reuni, do Governo Federal. Serão cinco módulos interligados através de corredores de circulação. No primeiro módulo ficará a recepção e triagem, no segundo, funcionarão ambulatórios e internação para animais de pequeno porte; no terceiro módulo será a internação e ambulatório para animais de grande porte. O quarto módulo abrigará um centro cirúrgico totalmente equipado; no módulo cinco, funcionará o setor de necropsia.
Segundo o arquiteto responsável pela obra, Edson Correia do Nascimento, a obra seria construída por módulos, à medida que as verbas fossem liberadas, mas isso não será necessário. "A administração da Ufal conseguiu a liberação de toda a verba necessária e por isso já licitamos o projeto completo. O novo hospital tem previsão de entrega até o final deste ano", disse o arquiteto. Edson destaca ainda que o projeto do Hospital Veterinário de Viçosa foi elaborado com a colaboração do corpo docente do polo Viçosa. "Na finalização, o projeto foi submetido apreciação dos professores e o Projeto Executivo só foi finalizado com a aprovação deles", ressalta o arquiteto.
Os módulos estão sendo projetados com toda a infraestrutura necessária para o atendimento dos animais e para a formação dos acadêmicos. No módulo 2, por exemplo, além dos equipamentos para o ambulatório e internação, vai ser instalada uma área para a permanência de plantonistas, com vestiários completos.
O módulo 3, onde serão atendidos os animais de grande porte, vai contar com acesso individualizado para os veículos de transporte. Também será construída a sala de raio X e uma arquibancada para que os alunos possam assistir às cirurgias. O centro cirúrgico terá ambientes destinados à esterilização de pessoas e materiais. Já o setor de necropsia vai contar com uma câmara fria.
Atendimento clínico e capacitação profissional
O Hospital Veterinário (HV) vai realizar o atendimento clínico, exames laboratoriais, exames radiográficos, ultrassonográfico e necrópsia de diferentes espécies de animais domésticos (cães, gatos, equinos, bovinos, ovinos, caprinos, suínos e aves) e silvestres. "A nova estrutura permitirá a realização de cirurgias complexas que somente um grande centro médico está habilitado a realizar. Outros centros com esta capacidade estão localizados na cidade de Maceió ou Garanhuns que ficam distantes para a população local, principalmente para quem precisar transportar grandes animais," ressalta o professor Hélio Martins, coordenador do curso de Medicina Veterinária.
O Hospital Veterinário vai atender não só a comunidade de Viçosa, como também das regiões circunvizinhas. por ser uma região do Estado marcada pela grande produção de bovinos de corte, de leite, de suínos e aves. A cidade também conta com a presença de grandes haras, além do uso intensivo de equinos pela população em geral.
Segundo dados de 2008, a região é responsável por 30% da produção avícola e 20% da produção suína do Estado. Viçosa ainda possui o maior rebanho de suínos de Alagoas. "Por tudo isso, o hospital terá uma grande utilidade pública, além de também auxiliar outros médicos veterinários que muitas vezes se deparam com uma limitação diagnóstica e terapêutica pela ausência de estrutura ou de recursos tecnológicos", explica a professora Márcia Kikuyo Notomi, vice-coordeandora do curso de Medicina Veterinária.
Os coordenadores destacam ainda que um alto nível de pesquisa poderá ser desenvolvido pela capacidade que o HV terá de diagnosticar enfermidades raras ou de dificil conclusão e também, de fornecer tratamentos modernos e efetivos que permitirão não só o tratamento do indivíduo, como também refletir em todo o rebanho. O uso de animais enfermos na pesquisa evita a utilização de cobaias e animais experimentais que vem sendo muito combatido pelos comitês de ética e sociedade protetora de animais.
Uma grande vantagem de um Hospital Veterinário é poder reunir em um único ambiente profissionais especializados em diferentes áreas, estimulando a discussão de casos e a troca de experiências. O corpo discente vai vivenciar aulas práticas e auxiliar na execução de todas as atividades desenvolvidas. "Será uma oportunidade de capacitação com uma habilidade e experiência profissional únicas", destaca a professora Notomi.
Lenilda Luna – jornalista
Fonte: UFAL
0 comentários:
Postar um comentário
Caros internautas,
Para receber resposta não esqueçam de fornecer o e-mail para contato.
Obrigada!