A primeira etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa 2010 entra em sua segunda quinzena. Até o próximo dia 31, deverá ser imunizado contra a doença 1,17 milhão de bois e búfalos do Estado.
De acordo com a Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal), os primeiros quinze dias da campanha indicam que as metas de cobertura vacinal devem, mais uma, ser superadas.
“Até o dia 14, já tinham entrado no Estado 1,15 milhão de doses da vacina. Isso demonstra que a procura está dentro do esperado e nos dá tranquilidade que o abastecimento está normalizado. Nesta segunda quinzena é natural que ainda sejam feitos mais pedidos para suprir aqueles criadores que deixam pra vacinar no fim da campanha”, explica Hibernon Cavalcante, diretor presidente da Adeal.
Nas revendas de vacinas, onde a dose está sendo comercializada de R$ 1,20 a R$ 1,45, a expectativa também é boa. “Muitos criadores já compraram as vacinas. Nossa venda é bem estabilizada. Geralmente temos um pico de vendas na primeira semana, depois diminui um pouco para crescer novamente no final da campanha”, afirma Valdecir Costa, gerente da Casa do Fazendeiro.
Para os criadores que não podem comprar, o governo fornece a vacina. Nesta etapa, estão sendo doadas e aplicadas 165 mil doses. A doação atende a produtores familiares que possuam até dez animais. “São 140 vacinadores dedicados a aplicarem estas vacinas em todo o Estado. Em alguns municípios a aplicação já será concluída esta semana”, diz Hibernon.
O diretor lembra ainda que os criadores têm que declarar a vacinação. “A declaração pode ser feita até o dia 15 de junho. Mas é melhor que logo que a vacina seja aplicada, a declaração seja enviada a um dos escritórios da Adeal. Isso dá mais agilidade ao relatório final de vacinação”, enfatiza.
A vacina é a única forma de proteger os animais contra a febre aftosa. Ela deve ser aplicada duas vezes ao ano. Agora em maio e em novembro.
Em caso de dúvidas, os produtores podem acessar www.adeal.al.gov.br ou ligar gratuitamente para 0800 082 0040.
_________________________________________________________
O que é a febre aftosa?
A Febre Aftosa é uma doença de natureza aguda, febril, ataca animais biungulados (casco com duas unhas), dentre eles; bovinos, bubalinos, ovinos, caprinos, suínos e alguns animais silvestres como a capivara, se observam feridas na boca, entre as unhas, nas tetas, no úbere e no prepúcio dos touros (aftas, úlceras, erosões), com agravo interno no músculo do coração (miocardite), podendo levar à morte, principalmente de bezerros, queda acentuada na produção de carne, leite e redução na fertilidade do rebanho. Se caracteriza principalmente por ser uma doença altamente transmissível.
CONTAMINAÇÃO: O aftovírus é transmitido pelo leite, carne e saliva do animal doente, mas também é transmissível pela água, ar, objetos e ambientes contaminados. Os animais atingidos são bois, porcos, cabras e ovelhas.
SINTOMAS: São apresentadas aftas na boca e na gengiva, feridas nas patas e nas mamas. O animal apresenta febre, perda de peso, dificuldade para pastar e produzir leite.
PROCEDIMENTOS PARA UMA BOA VACINAÇÃO:
- As vacinas devem ser conservadas na temperatura entre 2 e 6 graus centígrados, em geladeiras domésticas ou em caixas térmicas com gelo;
- É muito importante a conservação, pois tanto o congelamento quanto o calor inutilizam a eficiência da vacina;
- O transporte das vacinas do revendedor até a propriedade deve ser sempre feito em caixas térmicas com gelo;
- A dose a ser aplicada em cada animal deve ser aquela indicada no rótulo da vacina. Uma dosagem menor do que a indicada pelo fabricante não vai oferecer aos animais a proteção desejada;
- Não devem ser utilizadas agulhas muito grossas, pois a vacina pode escorrer pelo orifício deixado no couro do animal pela agulha e em conseqüência, diminuir a quantidade de vacina aplicada;
- A vacina deve ser aplicada embaixo da pele;
- Os animais sadios deverão ser sempre vacinados, pois os doentes ou mal-alimentados, não respondem bem à vacinação e, nesses casos, é conveniente procurar orientação com o Médico Veterinário.
- Os efeitos da vacina somente aparecem depois de 14 a 21 dias de sua aplicação. Se os animais apresentarem a doença antes desse prazo, é sinal que já estavam com a doença quando foram vacinados, mas ainda não tinham manifestado seus sintomas.
Fonte: ADEAL
0 comentários:
Postar um comentário
Caros internautas,
Para receber resposta não esqueçam de fornecer o e-mail para contato.
Obrigada!