Sobre Coelhos

COELHOS

CLASSIFICAÇÃO CIENTÍFICA

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Lagomorpha
Família: Leporidae

CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS

*Comprimento: varia de acordo com o gênero (raça) do animal.

*Gestação: 28 a 32 dias.

*Cor: diversificada, porém as mais comuns são preto, branco, malhado, amarelado e acastanhado.

*Peso: varia de acordo com a raça (de 2 kg até 9 kg). A maioria das raças tem por volta de 3 a 4 kilos na fase adulta.

*Um coelho saudável, em boas condições de vida, pode viver entre 5 e 10 anos.

*Podemos encontrar esta espécie animal em várias regiões do mundo

*São herbívoros, ou seja, alimentam-se de folhas, caules, raízes e alguns tipos de grãos

*É muito asseado cuidando de forma eficaz da sua própria higiene. Pode também optar por dar-lhe banho desde que o resguarde de correntes de ar e o seque sempre muito bem.

*Os olhos do coelho ficam nos lados da cabeça. Em conseqüência, o animal pode ver objetos situados atrás dele ou dos lados melhor do que se estiverem à sua frente. Os coelhos podem mover as longas orelhas de uma vez ou separadamente, para captar sons, ainda que fracos, vindos de qualquer direção. Os coelhos também dependem de seu olfato aguçado para alertá-los do perigo. O coelho parece movimentar o nariz ininterruptamente.




HÁBITOS ALIMENTARES E/OU DIETA



A maior parte dos coelhos come e mostra-se ativa do anoitecer ao amanhecer, e passa o dia descansando e dormindo. O coelho come muitas espécies de plantas. Na primavera e no verão, seu alimento são folhas verdes incluindo trevos, capins e outras ervas. No inverno, come galhinhos, cascas e frutos de arbustos e árvores. Os coelhos às vezes causam prejuízo à lavoura porque mordiscam os brotos tenros de feijão, alface, ervilha e outras plantas. Também danificam árvores frutíferas porque roem sua casca. É importante ressaltar que os coelhos têm a cenoura como a base de sua alimentação. Não devem, em hipótese alguma, comer alface, pois esse vegetal pode causar diarreia.


COMPORTAMENTO

O coelho é um animal de comportamento dócil, manso e carinhoso. Ele conquistou a afetividade das crianças e dos adultos, em especial das mães. O homem é o maior inimigo dos coelhos. Durante um ano, os caçadores matam milhões de coelhos por esporte. Agricultores também matam coelhos para proteger as colheitas. Outros inimigos dos coelhos são os coiotes, raposas, bisões e fuinhas. Gaviões, corujas e algumas outras aves caçam coelhos para servir-lhes de alimento. Muitos caninos e felinos também caçam coelhos. Os coelhos geralmente tentam fugir do inimigo. Se um coelho está em campo aberto, pode ficar quieto e esperar até que o inimigo vá embora. Se o inimigo chega demasiado perto, o coelho corre rapidamente para salvar-se. Um coelho assustado pode dar saltos de 3m ou mais, e decorrer a 100 km/h. O coelho tenta confundir o inimigo correndo em ziguezague. Às vezes dá algumas voltas seguindo sua própria trilha, para, a seguir, saltar em outra direção. Enfim, pode meter-se numa toca ou num monte de galhos para esconder-se.

REPRODUÇÃO

A gestação da coelha dura cerca de 30 dias. Geralmente nascem quatro a cinco láparos (filhotes de coelho) por vez, mas esse número varia de dois a nove. Os filhotes não enxergam nem ouvem, e não têm pêlo. A mãe os mantém no ninho que cava no solo. Ela pode não ficar no ninho, mas permanece sempre perto. Forra o ninho e cobre os filhotes com capim e com pêlos, que arranca do próprio peito com os dentes. A cobertura esconde os coelhos recém-nascidos e ajuda a mantê-los aquecidos. Quando os láparos têm cerca de dez dias, já podem ver e ouvir, e possuem pêlos macios.
Cerca de duas semanas, depois do nascimento, quando já têm uns 10 cm de comprimento, os filhotes crias deixam o ninho e escondem-se entre folhas e ervas altas. Geralmente cavam suas primeiras tocas próximo ao ninho. A coelha raramente cuida dos filhotes por mais de algumas semanas depois do nascimento. Algumas fêmeas do coelho-de-rabo-de-algodão começam a formar suas próprias famílias com menos de seis meses de idade.


IDENTIFICANDO O SEXO DOS COELHOS

Para saber se seu coelho é macho ou fêmea, levante o animal por cima do lombo, segurando-o ela dobra da pele e com os dedos livres segurar a cauda do animal e repuxá-la para trás na direção do corpo. Feito isso, poderão se observar duas aberturas situadas debaixo da cauda que se acha levantadas.



Fêmea, é um ponto de exclamação (!)


Então, machos, são dois pontos (:) 


A abertura superior, arredondada e ligeiramente pregueada, constitui o ânus que é a parte final do intestino, pela qual são eliminadas as fezes. Logo abaixo do ânus há uma abertura, ligeiramente alongada no sentido vertical, a qual deverá ser cuidadosamente examinada assim: o criador suspendendo o coelho, com os dedos polegar e indicador colocados cada um ao lado desta abertura, deverá comprimir o local e puxá-lo ligeiramente para trás. Se por esta abertura aparecer uma ponta de 1 cm de comprimento, ligeiramente encurvada conforme a idade trata-se de um macho. Ao contrário, se durante a compressão e repuxamento da abertura, esta apresentar apenas uma fenda, ligeiramente ovalada, trata-se de uma fêmea.



CURIOSIDADES


* Os coelhos não são roedores. Eles são lagomorfos (caracterizados por terem dentes incisivos de crescimento contínuo, em número de quatro no maxilar superior e apenas dois no maxilar inferior; caninos ausentes), e estão mais próximos dos cavalos do que dos ratos.


* Há apenas uma raça de coelhos domésticos que mudam de cor. São os Champagne D’Argent. Nascem pretos e quando crescem ficam cinzentos.


* Em relação a todos os animais domésticos, é o coelho que se destaca pela precocidade da maturidade sexual;


* Existem mais de 50 raças de coelhos em todo o mundo. O mais conhecido é o chamado “coelho comum”. O coelho selvagem tem hábitos noturnos, mas os coelhos de estimação se adaptaram bem à vida durante o dia.


* O coelho doméstico, mesmo nascido e criado em alojamentos individuais, adquire facilmente todos os costumes do coelho selvagem quando se encontra a algum tempo no ambiente próprio ao coelho selvagem.


* A carne de coelho está tendo crescente demanda no mundo inteiro, em decorrência das suas características de elevado teor de proteína e baixo colesterol, por ser de fácil digestão e ser uma carne branca muito saborosa.


* A pele, depois de curtida, é utilizada na confecção de objetos dos mais variados. O pêlo produz uma lã extremamente macia e leve. Até os dejetos (fezes e urina), depois de curtidos adequadamente em estrumeiras especiais, constituem um ótimo adubo, rico em fosfatos e nitratos.


ALGUMAS RAÇAS DE COELHOS


RAÇAS DE COELHOS
GRADE PORTE
DESCRIÇÃO
Gigante de bouscat
Origem: de origem francesa, é o resultado de cruzamentos entre as raças Gigante de Flandres, Prateado de Champagne e Angorá
Peso médio:  5 a 8 kg
Especialidade:  de corpo alongado é mais indicado para produção de carne
Pelagem: de cor branco albino, tem pelagem média macia e sedosa.
Prolificidade: 7 a 8 láparos por parto.
Gigante de Espanha
Origem: resultado de cruzamentos entre as raças Gigante de Flandres e espanholas, teve sua origem na cidade de Valencia, são animais muito resistentes, rústicos e bastante prolífero.
Peso médio: 5 a 8 kg.
Especialidade: carne e pele.
Pelagem: comumente na cor cinza pardo, mas com um variação para a pelagem branca.
Prolificidade: 8 a 12 láparos por parto.
Gigante de Flandres

Origem: através de melhoramento genético a Bélgica conseguiu este elevado padrão zootécnico. Atinge a idade adulta com aproximadamente 12 meses, tendo seu desenvolvimento mais lento que nas raças de médio porte.
Peso médio: 5 a 10 kg, podendo atingir, em alguns relatos, até 12 a 13 kg
Especialidade: carne e pele.
Pelagem: média variando nas cores branco, negro, pardo, cinza, azul e fulvo.
Prolificidade: 5 a 8 láparos por parto.
Borboleta Francês

Origem: de origem francesa, é considerada uma raça gigante, são animais rústicos e precoces mantendo uma característica única em sua pelagem.
Peso médio: 3 a 5 kg
Especialidade: produção de carne e pele.
Pelagem: predominantemente branca com manchas nas cores preto, amarelo e azuis, possui uma lista alongada que vai da calda ao pescoço, seu focinho possui uma mancha negra no formato de uma borboleta com as asas abertas, os olhos são evidenciados com círculos negros.
Prolificidade: 5 a 8 láparos por parto.
MÉDIO PORTE
DESCRIÇÃO
Angorá
Origem: alguns autores atribuem sua origem ao continente Asiático, considerando sua pelagem semelhante aos gatos denominados angorá, mas há quem defenda sua origem como raça européia.
Peso médio: 3 a 4,5 kg
Especialidade: principalmente para produção de pelo, pode também ser utilizado na produção de carne.
Pelagem: macia e sedosa, podendo atingir de 15 a 20 cm de comprimento.
Prolificidade: ente 5 e 10 láparos por parto.
Azul de Viena

Origem: de origem australiana, foi apresentado pela primeira vez em 1895 em Viena, proveniente de cruzamentos de raças gigantes, com o tempo foi se firmando como porte médio.
Peso médio: 3,5 a 5,5 kg
Especialidade: pele e carne
Pelagem: de tamanho médio mantém a cor azulada escura brilhosa
Prolificidade: 5 a 8 láparos por parto.
Belier Francês
Origem: francesa
Peso médio: 4,5 a 5,5 kg
Especialidade: pele e carne, nas variações anãs, servem com animal de estimação.
Pelagem: curta, variando de cor, predominando a cor cinza ou parda.
Prolificidade: 5 a 8 láparos por parto.
Belier Inglês
Origem: raça média de origem inglesa tem como característica o evidente tamanho e formato das orelhas que chegam a medir até 60 cm de comprimento e 15 cm de largura.
Peso médio: 3,5 a 5 kg
Especialidade: carne e pele
Pelagem: mediana sedosa e brilhosa, podendo ser de cores escuras e bicolor.
Prolificidade: 5 a 8 láparos por parto.
Borboleta Inglês
Origem: de origem inglesa, é considerada uma raça de porte médio, bastante semelhante ao similar francês, diferenciando-se, principalmente, no seu tamanho.
Peso médio: 2 a 3 kg
Especialidade: carne e pele.
Pelagem: branca com manchas predominantemente negras, podendo ser azuis, amareladas ou marrons, também possui uma longa faixa negra que vai da calda até ao pescoço, olhos e focinho possuem manchas negras.
Prolificidade: 6 a 8 láparos por parto.
Califórnia
Origem: de origem americana, é resultado de cruzamentos entre as raças Chinchila, Russa e Nova Zelândia, foi apresenta em 1928 em uma exposição na cidade de South Gate, estado da Califórnia. É considerada uma raça de médio porte e muito utilizada para cruzamentos com outras raças maiores com o intuito de obtenção de animais rústicos e precoces.
Peso médio: 4 a 5 kg
Especialidade: pele e carne
Pelagem: média na cor branco albino com coloração escura na ponta do focinho, orelhas, calda e patas.
Prolificidade: 8 a 12 láparos por parto.
Castor Rex
Origem: de origem francesa, tem como característica principal a pelagem curta e sedosa. Foi obtida por melhoramento genético iniciando-se de raças com pelagem média, foi apresentado pela primeira vez na Exposição Internacional de Paris em 1924. É considerada raça médio porte.
Peso médio: 3 a 4 kg.
Especialidade: carne e pele, produzindo uma pele
Pelagem: marrom avermelhada, tendo uma variante para a cor branco.
Prolificidade: 5 a 7 láparos por parto.
Chinchila
Origem: de origem alemã, seu nome é proveniente de um roedor de pelagem acinzentada que vive nos Andes. Raça de médio porte é rústica e bastante precoce e prolífera, bastante difundida na Europa e Estados Unidos.
Peso médio: 3 a 4,5 kg
Especialidade: por sua precocidade e prolificidade é uma raça muito utilizada para produção de carne, tendo uma pele bastante comercial.
Pelagem: cinza prateada, quando nascem são de cor mais escura com tonalidade clara na barriga e começam a mudar a partir do 4° mês de vida.
Prolificidade: 6 a 10 láparos por parto.
Fulvo de Borgonha
Origem: de origem francesa é considerada uma raça de porte médio com aptidão na produção de pele, de cor avermelhada com nuances mais clara na parte inferior possuindo anéis da mesma tonalidade em ambos os olhos.
Peso médio: 3,5 a 4,5 kg
Especialidade: pele e carne.
Pelagem: densa na cor avermelhada de tamanho médio.
Prolificidade: 6 a 10 láparos por parto.
Nova Zelândia
Origem: de origem americana, precoce e boa produtora de carne e pele, sendo considerada a raça mais adequada para este fim, nas variedades branco, vermelho e preto.
Peso médio: 3,5 a 5 kg, podendo atingir 1,8 a 2 kg com 8 a 10 semanas de idade.
Especialidade: carne e pele
Pelagem: médio, sedoso e uniforme.
Prolificidade: 8 a 10 láparos por parto.
Prateado de Champagne
Origem: de origem francesa é precoce e rústica, produzindo carne saborosa e pele de ótima qualidade e valor.
Peso médio: 4,5 a 6 kg
Especialidade: pele e carne.
Pelagem: de cor prateada, a cor é produzida por alguns pelos de ponta azulada e outros em menor quantidade, de cor escura, na extremidade. Os láparos nascem escuros e só adquirem a cor característica  após a primeira muda.
Prolificidade: 5 a 8 láparos por parto.
Dalmaciano Rex
Origem: é considerada uma raça de porte médio, bastante semelhante ao similar Castor Rex, diferenciando-se, principalmente, no colorido de sua pelagem.
Peso médio: 2 a 3 kg
Especialidade: pele e carne.
Pelagem: branca com manchas predominantemente negras, podendo ser amareladas ou marrons, olhos negros, focinho possuem manchas negras.
Prolificidade: 6 a 8 láparos por parto.
PEQUENO PORTE
DESCRIÇÃO
Holandês
 
Origem: é uma raça holandesa, classificada como pequeno porte, são rústicos e precoces.
Peso médio: 2 a 3 kg
Especialidade: é mais utilizado esportivamente podendo produzir carne e pele.
Pelagem: média e macia nas cores branco e preto.
Prolificidade: 7 a 10 láparos por parto.
Negro e Fogo
Origem: de origem inglesa, pertence ao grupo das raças de pequeno porte.
Peso médio: 2 a 3 kg
Especialidade: é mais utilizado esportivamente podendo produzir carne e pele.
Pelagem: média, macia e sedosa possui duas cores distintas, marrom avermelhado na barriga, peito e pescoço com dorso, cabeça e orelhas pretas, tendo os olhos circundados na cor marrom.
Prolificidade: 5 a 6 láparos por parto.
Polonês
Origem: há dúvidas quanto sua origem, alguns consideram de origem russa e outros autores sustentam que sua origem é holandesa. É considerada a menor de todas as raças, excetuando-se as raças anãs.
Peso médio: 1 a 1,5 kg
Especialidade: a pesar de ter carne saborosa e pelagem branco arminho seu tamanho não o favorece pare estes fins.
Pelagem: branca, macia e sedosa.
Prolificidade: 4 a 6 láparos por parto.
COELHO ANÃO OU MINI-COELHOS
DESCRIÇÃO
Mini Angorá
Origem: São animais de rara beleza e tiveram sua origem a partir do English e French angorás, conservam características de pelagem e conformação corporal destas raças, porém em tamanhos reduzidos. Para conservação da pelagem é necessária a escovação 2 a 3 vezes por semana.
Peso médio: Por volta de 1.500 kg.
Especialidade: Animal de estimação.
Pelagem: Densa e sedosa.
Prolificidade: 3 a 4 filhotes.
Mini Belier   
Origem: Alemanha e foi conhecido como “Klein Widder”.Depois mudou-seo nome para mini lop.Surgiu a partir do “German Big Lop”.
Peso médio: Quando adultos o peso ideal é de 1.500 a 1.600 kg.  De acordo com a ARBA (Associação de Criadores de Coelhos Americana) o mini lop tem peso padrão entre 2.0 quilos a 3.0 quilos.
Especialidade: Animal de estimação.
Pelagem: Pelagem densa, macia e com o mesmo comprimento em toda a extensão, apresenta um corpo arredondado, musculoso e robusto, dorso e pernas bem pronunciadas e calcadas.
Prolificidade: Cada criador segue uma linha, a de melhoramento genético muitas vezes a quantidade de filhotes diminui devido à redução do tamanho dos coelhos.
Mini Rex
Origem:                       
Peso médio: 1,700 a 2,040 kg.
Especialidade: Animal de estimação.
Pelagem: Fino toque de seda livre de asperezas e lanosidades. Muito densa, textura fina, macia com toque aveludado em todo o corpo, com um brilho lustroso, firme e com características felpudas.
Prolificidade: baixa
American Fuzzy Lop
Origem: Também conhecido como AFL, Fuzzy (nome vulgar), na Inglaterrra é conhecido como Lop Cashmere e tem uma pequena variação no padrão da raça.  Surgiu nos Estados Unidos do cruzamento entre dois Holland Lops que carregavam cada um o gene recessivo que forma a lã tipo penugento, felpudo ou fuzzy.
Peso médio: Seu peso máximo é de 1.800 kg.
Especialidade: Animal de estimação.
Pelagem: Este pequeno coelho de orelhas caídas, largas e longas possui o corpo todo recoberto por esta fina e sedosa “penugem” semelhante à dos coelhos Angorás, necessita de escovação 3 vezes por semana e apresenta uma gama variada de cores.
Prolificidade: é baixa 4 a 5 filhotes.


Imagens e texto retirados de http://www.coelhoecia.com.br/Racas/Racas.htm





DIFERENÇAS ENTRE COELHOS E LEBRES

Pela classificação zoológica, coelhos e lebres são animais bastante semelhantes entre si. Essa semelhança não se restringe apenas à escala classificatória, mas se estende também ao aspecto fenotípico, ou de aparência e conformação exterior. A semelhança entre coelho e lebre é tão grande que mesmo especialistas podem confundi-los, tomando um pelo outro, fato que se verifica com a chamada lebre-belga, que se trata de um coelho, ou com o chamado coelho-americano (jack-rabbit), na realidade uma lebre. Todavia, apesar da grande semelhança entre essas duas espécies, é possível distinguir uma da outra através de características próprias de cada uma, como se pode ver no quadro abaixo:

Características que distinguem coelhos de lebres
Coelhos
Lebres
Nascem com os olhos fechados, que só se abrem aos dez dias de idade.
Nascem com os olhos abertos.
Nascem desprovidos de pêlos, que só começam a surgir aos quatro dias de idade.
Nascem cobertas de pêlos.
Têm as orelhas menores que a cabeça.
As orelhas são maiores que a cabeça.
A duração da gestação é de trinta dias, em média.
A duração da gestação é de quarenta dias, em média.
O número de láparos nascidos por parto é de um a dezoito.
O número de láparos nascidos por parto é de um a quatro.
Tem maior velocidade para correr mas se cansam depressa
São menos velozes,mas conseguem correr por mais tempo sem se cansar.
Possuem carne de cor branca.
Possuem carne de cor vermelha.
São animais muito sociáveis, vivendo em colónias.
São pouco sociáveis, vivendo em pares isolados. (casais)
Passam a maior parte do tempo no interior de túneis ou galerias por eles cavados no solo.
Vivem o tempo todo na superfície.
Por ocasião do parto fazem ninhos subterrâneos.
Fazem o ninho na superfície.
Quando pressentem perigo, batem com a pata traseira no chão para prevenir os companheiros da colónia, abrigando-se nos túneis ou galerias.
Quando pressentem perigo, partem em retirada, aproveitando sua velocidade e resistência.
Possuem 44 pares de cromossomos.
Possuem 48 pares de cromossomos.




Mais fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Coelho
http://www.presenteparahomem.com.br/coelhos-caracteristicas-cuidados-alimentacao-curiosidades-simbolo-pascoa/

1 comentários:

Ideias graciosas disse...

Olá!
Adorei as informações sobre coelhos, achei tudo muito bem explicado e organizado. Parabéns!

Postar um comentário

Caros internautas,
Para receber resposta não esqueçam de fornecer o e-mail para contato.

Obrigada!