Núcleo de Piscicultura vai produzir 2 milhões de alevinos em 2010

Trabalho de universitário sobre o núcleo recebeu o prêmio de excelência acadêmica da Ufal; produção em março chegou a 200 mil alevinos
Fonte: Agência Alagoas

O Núcleo de Piscicultura, coordenado pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), aumentou sua produção devido ao recebimento de novos reprodutores. Com isso, a previsão é que até o final do ano ele chegue à marca de 2 milhões de alevinos.
Em todo o ano de 2009, foram produzidos 518 mil alevinos, todos distribuídos entre famílias de agricultores familiares, assentados e quilombolas em 23 municípios, por meio do Programa Alagoas Mais Peixe.
Este ano, com o repasse de reprodutores pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) oriundos do Centro de Referência em Aquicultura e Recursos Pesqueiros (Ceraqua), a produção mensal deve ficar em torno de 200 mil filhotes de peixes. Eles devem ser distribuídos na zona rural para beneficiar cerca de 2 mil famílias.
Excelência acadêmica
Outro motivo que está fortalecendo as atividades do núcleo é a participação de estagiários do curso de Zootecnia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Segundo o técnico responsável pelas ações da unidade, o zootecnista Luciano Barros, os alunos podem praticar o que veem na sala de aula e ainda desenvolver projetos de pesquisa. “É uma oportunidade para adquirir experiência e utilizar as tecnologias”, ressaltou.
Um dos alunos que desenvolvem atividades no núcleo é Ícaro Victor de Souza, que recebeu um prêmio de excelência acadêmica na área de extensão rural durante o VI Congresso Acadêmico da Ufal. O trabalho foi intitulado “Produção de Tilápia do Nilo no Núcleo de Piscicultura de Rio Largo/Ceca-Ufal”.
Segundo o autor, o artigo científico foi produzido a partir das experiências realizadas na unidade. “Lá eu tenho todo o apoio, inclusive materiais, infraestrutura e os próprios animais, bem como alimentação adequada para eles. É uma forma de me capacitar para depois chegar ao mercado de trabalho”, disse o aluno. A gestão do Núcleo de Piscicultura é uma parceria entre a Seagri, a Prefeitura de Rio Largo e a Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

Fonte: UFAL

0 comentários:

Postar um comentário

Caros internautas,
Para receber resposta não esqueçam de fornecer o e-mail para contato.

Obrigada!