Símbolo da Zootecnia e seus significados

Em 31 de março de 2010, foi publicado no Diário Oficial da União, a Resolução CFMV no. 934, de 10 de dezembro de 2009, a qual cria o Símbolo da Zootecnia com todas as sua referências. Sua instituição oficial permite a padronização e unificação da imagem que representa a Zootecnia no Brasil, fortalecendo e criando uma identificação visual da profissão e da ciência que esta imagem representa, principalmente dentro do Sistema CFMV/CRMVs.


Dentre os ícones que formam o Símbolo, o aro externo e interno, círculos perfeitos, na cor preta indicam processo de continuidade da vida e a integração entre todos os seres vivos e o meio ambiente. As engrenagens, na cor preta, na parte inferior, contêm obrigatoriamente 13 dentes, número que faz alusão ao dia 13 de maio, dia do Zootecnista; além disso, remetem a interface desta área com as demais ciências agrárias e em especial faz inferência aos aspectos da engenharia da produção animal inerentes à própria Zootecnia.


Na parte superior, entre os aros, está a expressão “Zootecnia”, grafada em preto, a qual indica objetivamente a ciência e a profissão que este simboliza. No centro, em último plano, a letra “Z”, na cor vermelha, também representa sinteticamente a profissão.


Ainda, ao centro, em segundo plano, o trevo de três folhas em verde mostra a relação da Zootecnia com a produção vegetal destinada à produção animal. O perfil bovino estilizado, em primeiro plano, também remete à produção animal. Juntos, os três símbolos centrais, conformam a idéia geral da cadeia agroindustrial.


O Símbolo é um patrimônio de classe, o qual fica oficializado como Símbolo da Zootecnia a ser utilizado pelos Conselhos Federal e Regionais da Medicina Veterinária. As mesmas entidades também têm como atividade supervisionar o uso desta imagem já que este é um patrimônio da classe Zootécnica. De acordo com a Resolução CFMV no. 934, o Símbolo poderá ser usado como distintivo pessoal de lapela; em veículos; aplicado no material de correspondência dos Conselhos de Medicina Veterinária; inserto em Galhardete, flâmula ou faixa, como também em medalha ou placa e, por fim, para divulgação.


Leia na íntegra a Resolução Nº 934, de 10 de dezembro de 2009 




Fonte: http://www.cfmv.org.br

4 comentários:

Sônia Silvino (CRAZY ABOUT BLOGS) disse...

Oi, Renata!
Amei a tua visita!
Meus blogs somem e voltam. Já aconteceu 8 vezes. Não dá para acreditar. E eu nem imagino o porquê.
O assunto do teu blog me interessa, pois adoro animais.
Beijos, lindona!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Olá Renata,
Gostaria de saber se o curso técnico de zootecnia também pode ser representado pelo símbolo de zootecnia?
Pois faço téc. em zootecnia no IFAL - Campus Satuba e preciso desta informação para fazer o uniforme do curso.
Se souber de algo pode deixar a resposta no meu E-mail ou orkut: t.teofilo@hotmail.com.
Obrigado.

Anônimo disse...

Muito legal enformações desse blog... sou zootecnista e se alguem tiver alguma dúvida deixe aqui... Bjinhos...

Postar um comentário

Caros internautas,
Para receber resposta não esqueçam de fornecer o e-mail para contato.

Obrigada!