Abate sem dor em aves e suínos

Aplicadas no mundo todo, as técnicas de insensibilização de aves e de suínos consistem na instantânea e completa inconsciência dos animais na hora do abate. O processo oferece vantagens tanto aos animais quanto ao frigorífico. De acordo com José Rodolfo Panim Ciocca, zootecnista e supervisor de Bem-estar Animal da Sociedade Mundial de Proteção Animal (WSPA, na sigla em inglês), quando insenbilizado, o animal não sente dor durante o processo de abate. Sem dor, o animal fica menos estressado e/ou angustiado na hora de sua morte. Portanto, evitam-se ferimentos e a qualidade do produto final será superior. Estudos mostram perdas devido a lesões e fraturas durante o abate. "No entanto, com o uso das técnicas de insensibilização na hora do abate, registram-se perdas menores e a qualidade da carne do produto final será superior", pontua o zootecnista.


Rodolfo Panim Ciocca, zootecnista e supervisor de Bem-estar Animal da Sociedade Mundial de Proteção Animal
Rodolfo Panim Ciocca,
zootecnista e supervisor de Bem-estar Animal da Sociedade Mundial de Proteção Animal


Ciocca explica que existem diversos métodos de insensibilização de aves e suínos na hora do abate. O uso da pistola de dardo cativo, da atmosfera controlada (uso de gás) e da eletronarcose são os procedimentos mais conhecidos. Conheça-os:



  • Pistola de dardo cativo - A pistola de dardo cativo acionada por cartucho de explosão ou ar comprimido causa um dano (injúria) cerebral, provocada pela concussão, aumento da pressão interna e pelo efeito dilacerante do dardo (quando penetrante). Após ser disparada no crânio do animal, o mesmo torna-se inconsciente imediatamente para o abate. "No entanto, não podemos garantir que o animal não morra neste método. Ele apenas não sentirá dor na hora da sangria e por esse motivo deve ser sangrado o mais rápido possível, antes de 1 minuto.", explica Ciocca.


  • Atmosfera Controlada - Trata-se do processo de insensibilização no qual os animais são submetidos a altas concentrações de gás - Argônio, Dióxido de Carbono ou Nitrogênio - que produzem efeito anestesiante e os levam a morte. Para Ciocca, este método, dependendo do gás utilizado, pode ser mais eficaz. “As aves, por exemplo, não são submetidas ao estresse da pendura, o que trás benefícios para o bem-estar nessa etapa o que interfere na qualidade da carcaça pela redução de hematomas causado pelo bater de asas”. diz. No entanto, o especialista explica que o método é pouco utilizado no Brasil, não apenas pelo alto custo, mas principalmente por causa das regras de abate Halal utilizadas nos frigoríficos avícolas. "Quando uma ave segue para sangria, ela precisa estar viva, de acordo com os preceitos do islamismo. Com o uso do gás, estas aves são penduradas e sangradas mortas".


  • Eletronarcose - Procedimento de insensibilização mais usado no Brasil, a eletronarcose utiliza-se da energia elétrica para deixar os animais inconscientes na hora do abate. O método pode ser aplicado de duas formas, segundo Ciocca. No primeiro, utiliza-se um eletrodo seco para transferir corrente necessária à cabeça do animal, deixando-o insensibilizado. O segundo, utilizados por frigoríficos federais e alguns estaduais, utiliza uma "cuba de imersão". Os animais passam por uma "água eletrificada" fazendo com que a corrente elétrica atravesse a cabeça e corpo, deixando-os inconscientes antes mesmo de sentirem dor.



Na avaliação do zootecnista do WSPA, todo método de abate deve buscar o equilíbrio entre o bem-estar do animal e a qualidade da carne. "Não adianta defendermos o bem-estar animal e buscarmos o apoio dos frigoríficos se não mostrarmos que todos têm a ganhar", conclui Ciocca.


Fonte: www.suinoculturaindustrial.com.br

9 comentários:

Anônimo disse...

Great beat ! I would like to apprentice even as you amend your web site, how can i subscribe for a blog website?
The account helped me a acceptable deal. I were tiny bit
acquainted of this your broadcast provided vibrant clear idea

Here is my page - hotgirlsexcam.com

Anônimo disse...

Hey There. I discovered your blog the usage of msn.
This is a very well written article. I will make sure to bookmark it and return to learn extra of your helpful information.
Thank you for the post. I'll definitely comeback.

my site :: www.sexyhotgirlz.com

Anônimo disse...

Hey very nice blog!

My blog: http://sexygirlchat.net

Anônimo disse...

Woah! I'm really enjoying the template/theme of this blog. It's simple, yet effective.
A lot of times it's tough to get that "perfect balance" between user friendliness and visual appearance. I must say you have done a fantastic job with this. Additionally, the blog loads extremely quick for me on Opera. Exceptional Blog!

Here is my site - http://www.nudeasianwomen.org

Anônimo disse...

I was able to find good advice from your blog articles.


Take a look at my site ... teen sex

Anônimo disse...

That is a great tip particularly to those fresh to the blogosphere.

Short but very accurate information… Appreciate
your sharing this one. A must read post!

My webpage ... wildpartyvids.com

Anônimo disse...

Hurrah! At last I got a web site from where I can really obtain useful
data concerning my study and knowledge.

My web page http://www.porninvader.net/videos/%C3%A7%C2%BE%C5%BD%C3%A7%E2%84%A2%C2%BD%C3%A5%C2%A5%C2%B3%C3%A5%C6%E2%80%99%E2%80%A2-a-49409.html

Anônimo disse...

If some one needs to be updated with hottest technologies after that he must
be pay a visit this web page and be up to date every day.



Feel free to surf to my blog; http://assfucked.org

Anônimo disse...

You're so awesome! I do not think I have read through a single thing like that before. So wonderful to discover somebody with some genuine thoughts on this subject matter. Really.. thanks for starting this up. This site is one thing that is needed on the web, someone with a little originality!

my web page: Sex Tube Movies

Postar um comentário

Caros internautas,
Para receber resposta não esqueçam de fornecer o e-mail para contato.

Obrigada!