Pesando um suíno sem balança

Como pesar um animal sem balança? Este artigo explica como você pode obter uma boa estimativa de peso de um suíno medindo sua cintura e comprimento e fazendo alguns cálculos simples.


O caminho mais preciso para pesar um animal é utilizar uma balança. Entretanto, isto pode custar caro e se você possuir somente alguns animais e não for necessário um alto grau de precisão, nós explicamos como obter uma boa estimativa do peso de um suíno utilizando somente uma fita métrica e uma calculadora.


Obtenha uma fita métrica ou um pedaço de barbante para utilizar como medida. Coloque a fita ou barbante debaixo do animal, logo após as pernas da frente e meça a cintura do suíno em metros. Depois meça o comprimento do animal do animal da base da orelha até a base do rabo, novamente em metros.
Multiplique o valor encontrado (em metros) do cinturão por ele mesmo. E em seguida multiplique o valor encontrado pelo comprimento e volte a multiplicar por 69,3. Assim você terá o peso em quilos.


Por exemplo: o cinturão do animal do animal tem 1,27 metro e o comprimento de 1,02 metro. Multiplique o cinturão por ele mesmo 1,27 x 1,27 = 1,6129. Multiplique este resultado (1,6129) pelo comprimento (1,02) e multiplique por 69,3 = 114 kg.
Este procedimento permite um erro de 3%.


Revista Pork World nº6. Sandro Colaço Vaz, médico veterinário Detec Engenheiro Beltrão


Fonte: http://www.coamo.com.br/jornalcoamo/ago02/pecuaria01.html

0 comentários:

Postar um comentário

Caros internautas,
Para receber resposta não esqueçam de fornecer o e-mail para contato.

Obrigada!