Vagas para Zootecnistas no Concurso do MAPA


Assinem a petição a favor de vagas para Zootecnistas no Concurso do MAPA!

Criado por Sandro F. Brasil 
 A ser entregue para a Ministra de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão, Eva Maria Chiavon e Ministério da Agricultura
 


Segue texto retirado da petição:

Por que isto é importante

Os Zootecnistas são desvalorizados no Brasil principalmente em concursos públicos. Dispõe de competencia para atuar em diversas áreas, porém, por diversos motivos são excluidos de atuarem em seu campo de trabalho no qual dominam como ninguem, sendo ainda que em muitos casos, apenas o Zootecnista tem competencia para exercer tal funçao, mesmo assim outros profissionais de áreas próximas estão se beneficiando e exercendo funções na qual não tem capacidade para tal. Zootecnista, Médicos Veterinários e Engenheiros Agrônomos fazem parte da área das Ciencias Agrárias, desta forma todos adquirem uma parte do conhecimento agrário de forma geral, assim, todos podem atuar em áreas que abrangem os 3 cursos, porém, cada Curso se aprofunda em uma área específica, desta maneira, algumas competencias so cabem para cada profissional de sua área, como em um exemplo simples, a parte clínica ao Veterinário, a parte de Fruticultura de forma geral ao Agrônomo e a Nutrição Animal ao Zootecnista.
No que diz respeito apenas à Zootecnia, esta abrange 9 áreas. A interdisciplinariedade destas áreas proporcionarão uma formação para o futuro zootecnista, sendo que cada uma destas áreas objetiva:

Área de Ciências Morfofisiológicas: Compreender a morfofisiologia do animal, contribuindo para a aplicação de conhecimentos básicos que auxiliarão no entendimento das diferentes espécies animais visando a qualidade na produção.

Área de Ciências Veterinárias: Proporcionar os conhecimentos fundamentais sobre a prevenção de enfermidades visando a produtividade animal sustentável.

Área de Ciências Exatas Aplicadas: Desenvolver a capacidade de planejar e executar atividades que exijam cálculo, noções de física, bioestatística, entre outras que auxiliarão na tomada de decisões no processo produtivo, preparando-o para uma boa utilização dos recursos disponíveis em suas áreas de atuação.

Área de Ciências Ambientais: Atuar na produtividade animal considerando as conseqüências das diferentes ações com relação ao meio ambiente na tentativa de evitar os problemas em decorrência do descuido com as questões ambientais.

Área de Ciências Agronômicas: Compreender a relação solo-planta-animal e atmosfera para produzir alimentos dentro dos princípios de seguridade alimentar preparando-o para assessoria técnica responsável socio-ambientais.

Área de Ciências Econômicas e Sociais: Desenvolver a capacidade empreendedora para a otimização da produção animal preparando-o para uma gestão econômica e socialmente viável do agronegócio capacitando-o para interagir no contexto sócio-cultural.

Área de Genética, Melhoramento e Reprodução Animal: Utilizar os fundamentos genéticos e as biotecnologias da engenharia genética para a melhoria das características produtivas e reprodutivas viabilizando a manifestação do potencial genético para torná-los eficientes economicamente, sem afetar o bem-estar animal.

Área de Nutrição e Alimentação: Compreender os processos químicos, físicos e biológicos que ocorrem no trato gastrointestinal para que os animais possam tirar proveito máximo dos nutrientes para atender as exigências nutricionais, bem como saber escolher, formular e fornecer alimentos visando o máximo desempenho animal e mínimo custo.

Área de Produção Animal e Industrialização: Compreender as diferentes cadeias produtivas nos aspectos tecnológicos de produção, planejamento, industrialização e comercialização considerando as exigências do mercado e as necessidades da sociedade mais ampla. Inclui-se ainda a necessidade do profissional conhecer outras utilizações dos animais como lazer, companhia, animais exóticos e de serviços, entre outros.

Portanto, cabe ao Zootecnista concorrer a cargos no concurso do MAPA, pois tal profissional tem competência para isso.

0 comentários:

Postar um comentário

Caros internautas,
Para receber resposta não esqueçam de fornecer o e-mail para contato.

Obrigada!