Cavalo de 2,10 m entra para o Guinness como mais alto do mundo

'Big Jake' vive em uma fazenda no Wisconsin.
Ele superou 'Noddy', que detinha o recorde com 2,05 m.

O cavalo "Big Jake" foi reconhecido na terça-feira (27) pelo Guinness, livro dos recordes, como o mais alto do mundo. "Big Jake", que vive em uma fazenda perto de  Poynette, no estado do Wisconsin (EUA), mede 2,10 metros de altura. O novo recordista superou o cavalo "Luscombe Nodram", ou simplesmente "Noddy", que mede 2,05 m.
Com 2,10 m, 'Big Jake' entra para o Guinness como o mais alto
 do mundo. 
Com 2,10 m, 'Big Jake' entra para o Guinness como o mais alto do mundo.
(Foto: Carrie Antlfinger/AP)

 Fonte: G1

Núcleo de Piscicultura vai produzir 2 milhões de alevinos em 2010

Trabalho de universitário sobre o núcleo recebeu o prêmio de excelência acadêmica da Ufal; produção em março chegou a 200 mil alevinos
Fonte: Agência Alagoas

O Núcleo de Piscicultura, coordenado pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), aumentou sua produção devido ao recebimento de novos reprodutores. Com isso, a previsão é que até o final do ano ele chegue à marca de 2 milhões de alevinos.
Em todo o ano de 2009, foram produzidos 518 mil alevinos, todos distribuídos entre famílias de agricultores familiares, assentados e quilombolas em 23 municípios, por meio do Programa Alagoas Mais Peixe.
Este ano, com o repasse de reprodutores pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) oriundos do Centro de Referência em Aquicultura e Recursos Pesqueiros (Ceraqua), a produção mensal deve ficar em torno de 200 mil filhotes de peixes. Eles devem ser distribuídos na zona rural para beneficiar cerca de 2 mil famílias.
Excelência acadêmica
Outro motivo que está fortalecendo as atividades do núcleo é a participação de estagiários do curso de Zootecnia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Segundo o técnico responsável pelas ações da unidade, o zootecnista Luciano Barros, os alunos podem praticar o que veem na sala de aula e ainda desenvolver projetos de pesquisa. “É uma oportunidade para adquirir experiência e utilizar as tecnologias”, ressaltou.
Um dos alunos que desenvolvem atividades no núcleo é Ícaro Victor de Souza, que recebeu um prêmio de excelência acadêmica na área de extensão rural durante o VI Congresso Acadêmico da Ufal. O trabalho foi intitulado “Produção de Tilápia do Nilo no Núcleo de Piscicultura de Rio Largo/Ceca-Ufal”.
Segundo o autor, o artigo científico foi produzido a partir das experiências realizadas na unidade. “Lá eu tenho todo o apoio, inclusive materiais, infraestrutura e os próprios animais, bem como alimentação adequada para eles. É uma forma de me capacitar para depois chegar ao mercado de trabalho”, disse o aluno. A gestão do Núcleo de Piscicultura é uma parceria entre a Seagri, a Prefeitura de Rio Largo e a Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

Fonte: UFAL

Fapeal e Seagri oferecem bolsas de extensão rural

A Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), publicou edital para a concessão de bolsas a 150 técnicos, que deverão atuar no atendimento aos agricultores. O documento está disponível no site da Fapeal.
As inscrições serão encerradas no dia 19 de abril. Ao todo, serão 79 vagas para técnicos de nível superior e 71 vagas para técnicos de nível médio. Após consultar o edital no site, o candidato deve comparecer à sede da Seagri em Maceió para fazer a inscrição, na Rua Cincinato Pinto, 348, no Centro.
A concessão de bolsas aos técnicos faz parte de um convênio com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e o período é de um ano, podendo ser renovado por mais um. De acordo com o edital, serão selecionados técnicos agropecuários, engenheiros agrônomos, engenheiros de pesca, zootecnistas, veterinários, assistentes sociais, nutricionistas, profissionais de economia doméstica e administradores.
“Essa ação faz parte da reestruturação e do fortalecimento da assistência técnica e extensão rural, conforme garantiu o governador Teotonio Vilela, e na segunda quinzena de junho estaremos com esses técnicos em campo. Em outra etapa, serão selecionados mais 206 técnicos com recursos do próprio Estado”, frisou a superintendente de Assistência Técnica, Pesquisa e Extensão da Seagri, Rita de Cássia.
Mais informações: (82) 3315-1372 / 3315-1389.
Diego Barros – assessoria Seagri

Fonte: UFAL

Edital de Monitoria oferece novas vagas para estudantes

A inscrição deverá ser realizada mediante requerimento do interessado, dirigido ao diretor da unidade acadêmica. As provas de seleção dos candidatos inscritos devem ser  realizadas para todas as unidades acadêmicas listadas no Edital, no período de 12 a 16 de abril, em horário a ser definido.

Qualquer aluno poderá inscrever-se para concorrer a vagas de monitoria, desde que seja discente regularmente matriculado em curso de graduação da Ufal; tenha sido aprovado na disciplina/área do conhecimento em que pretende ser monitor, com no mínimo média 7,0; ter sido aprovado no processo seletivo para a monitoria com, no mínimo, média 7,0; e dispor de 12 (doze) horas semanais para as atividades de monitoria.

OBS: São 9 vagas para monitoria COM BOLSA no Centro de Ciências Agrárias, sendo 3 para Zootecnia e 6 para Agronomia.

Boa Sorte aos candidatos!

Fonte: UFAL

I Simpósio de Animais Selvagens



De 14 a 16 de maio, o Polo Viçosa da Ufal estará realizará o I Simpósio de Animais Selvagens, no próprio Polo. O evento contará com palestras e minicursos. O valor da inscrição varia entre estudantes, profissionais e sócios da Anclivepa, no entanto há descontos para quem se inscrever até o dia 15 de abril. Mais informações através do e-mail geasufal@gmail.com ou através do site.

Anexos


Fonte: UFAL