Se existem agrônomos porque precisamos de zootecnistas?

A imagem abaixo tem circulados nas redes sociais e trazendo uma reflexão sobre as distintas áreas. É bom que se entenda a função de cada uma para as ciências agrárias e não descartar sua importância. O texto citado a seguir é de Jenifer Lima, que achei oportuno para explicar um pouco.



Bom, o que vocês agrônomos entendem dos seguintes temas: melhoramento genético animal, nutrição animal, reprodução animal, etologia e bioclimatologia animal, tecnologia dos produtos de origem animal, e das diversas culturas de produção animal, etc?
O curso de zootecnia é todo estruturado para formar profissionais capazes de gerir toda a cadeia de produção de proteína animal, e isso exige 5 anos de universidade. É no mínimo prepotência achar que ter zootecnia geral na faculdade seja suficiente para substituir uma classe toda.
Se fossemos pensar dessa forma, para que precisa de agrônomo quando existe geólogo (solos), engenheiro ambiental (ambiente), engenheiro florestal, meteorologistas (clima), engenheiro agricola (máquina e processos), biólogos (botânica)... Mas não é assim, pois mesmo com esse sombreamento entre áreas que ocorre cada profissional tem seu valor e cada profissão é complementar as outras.
Esse negócio de tentar se auto-afirmar como melhores que outras classes de profissionais é desrespeitoso e não prova nada, pois o que prova é a competência do profissional.
Portanto, ofereço um copo de humildade, estão dando de graça na fila do conhecimento.
Jenifer Lima
é estudante de Zootecnia na UFRA e está no 3º semestre. 

2 comentários:

Bismarck Passos disse...

Eu tenho certeza que quem criou essa tirinha é um legítimo dinossauro, porque ainda vive na pré-história. Nós profissionais das Ciências Agrárias devemos nos respeitar porque precisamos um dos outros. Zootecnistas, Agrônomos e Médicos veterinários são os responsáveis pela erradicação da fome no mundo, imagine então se todos brigarem por posição hierárquica, todos saem prejudicado com isso. Se nos unirmos ninguém segura o Brasil.
Bismarck Passos - Zootecnista

thscotrim disse...

Simplesmente por que, eles não dão conta do serviço!!!

Postar um comentário

Caros internautas,
Para receber resposta não esqueçam de fornecer o e-mail para contato.

Obrigada!