Texto sobre ser Zootecnista

A maior parte das pessoas acha que fazer zootecnia é uma atividade relaxante, quase fácil. Afinal de contas, passar os dias cuidando dos animais parece um barato! Mas ninguém fora do nosso ambiente entende o que realmente significa fazer zootecnia...
Fazer zootecnia é passar horas, ou até mesmo dias em cima dos livros debruçado sobre o mesmíssimo problema: pode ser um animal que esta ignorando a ração produzida, ou o produtor que não aceita suas sugestões, ou um detalhezinho minúsculo que interferiu em todo o andamento do projeto de consultoria para uma determinada empresa, e pronto! Lá está você, heroicamente, como um espartano, tentando descobrir uma solução que, na maioria das vezes, é óbvia. E aí você arremata com um “como foi que eu não pensei nisso antes?”. Ou você resolve seu problema e fica impressionado com sua genialidade zootecnica só pra descobrir, mesmo que muito tempo depois, que sua solução não foi tão genial assim. Fazer zootecnia é estudar livros e mais livros, debruçar-se sobre teorias complexas, descabelar-se quando você não entende nada e, o pior, a prova é na semana que vem! Fazer zootecnia é esquecer-se da vida... Isso se você ainda tiver uma, depois de virar noites e noites fazendo projetos, trabalhos, e pesquisas... Fazer zootecnia é andar feito doido pelas ruas, brincando com todo cachorro que passa, se vier um carroceiro, melhor ainda, ai vc passa horas discutindo com ele as formas de como tratar melhor o seu cavalo. Fazer zootecnia é se emocionar ao ver um animal saudável que antes era só pele e osso. Quando seu perfil do Facebook tem mais fotos de animais do que suas, você sabe que faz zootecnia. Quando você faz zootecnia, sua noção de tempo muda: dia e noite significam apenas luz apagada ou acesa. Quando você faz zootecnia você descobre que comer não é tão importante, e que tomar banho pode ser um luxo em algumas ocasiões. Quando você começa a conversar sobre melhoramento genético e economia rural com seu irmão de nove anos, vc sabe que faz zootecnia, e que está fadado a isso pra sempre. Porque, apesar das noites mal dormidas e das noites nem-dormidas, apesar da dor absurda na lombar depois de ficar horas sentado na cadeira estudando, apesar de ter se descabelado às vésperas de todas as provas de fisiologia vegetal e forragicultura, você adora isso. Fazer o quê? E graças aos estudantes de zootecnia, e mesmo aos Zootecnistas formados, os psicólogos nunca ficarão sem emprego. Afinal de contas, nós somos doidos por Zootecnia!


(Texto original de Ana Carolina Fernandes, modificações feitas por Raully Garcia)

1 comentários:

Marcos Paulo disse...

Show de bola este Texto, estou no terceiro ano do ensino médio. e realmente gosto muito de animais, e estou numa fase da vida em que tenho q sair das fraldas ou seja, sendo forçado a fazer escolhas. Gostei bastante desta profissão, neste momento é a qual eu desejo seguir, tenho muitas dúvidas ainda, vou tentar manter contato através de email,espero q vc possa sanar algumas duvidas minhas vlw..

Postar um comentário

Caros internautas,
Para receber resposta não esqueçam de fornecer o e-mail para contato.

Obrigada!