Depoimento de uma zootecnista de sucesso

O depoimento da zootecnista Dayanne Almeida é exemplo de sucesso para os que duvidam da profissão e deixa explícito o amor pelo que faz. Leiam e se orgulhem!




Sou zootecnista formada pela Unesp de Botucatu há 3 anos. Desisti da medicina no meu primeiro ano de faculdade na UFMG depois de um súbito ataque de consciência, já que meus pais sempre quiseram que a filha fosse 'dotôra'. A escolha pela zootecnia se deu pela minha paixão, sem base, pelos animais de produção (mesmo sem ter nascido, criada ou compartilhado da vida na fazenda) e me rendeu muitas brigas com minha família, afinal zootecnia é um dos últimos cursos a que poderia ser conferido algum tipo de status. 
Hoje, trabalho com produção de ovinos. Há 3 anos sou representante técnica na América do Sul e gerente de uma das 3 fazendas da One Stop Ram Shop Genetics (www.onestopramshop.co.nz) na Nova Zelândia e por isso moro e trabalho na Nova Zelândia. Com mais 2 amigos de profissão coordenamos o projeto CordeiroBiz (www.cordeirobiz.com.br) no Brasil que visa trazer foco à cadeia da ovinocultura no nosso país baseado em eficiência e produtividade e já avançamos bastante nesse último ano. Possuo MBA em Agrobusiness pela Agriculture ITO na NZ e sou completamente apaixonada pelo meu trabalho e na maneira como ele me transformou. 
A zootecnia aqui é reconhecida como Animal Science e é vista como a principal responsável pelo desenvolvimento e disseminação de novas tecnologias agropecuárias no país enquanto que a medicina veterinária e a agronomia possuem atuações distintas e altamente especializadas na transferência de resultados mas, juntas, fazem da NZ excelência em produção animal. 
Acredito que essa mania de competir, individualizar, menosprezar e opinar sobre aquilo que mal se conhece realmente seja um problema da nossa sociedade, da nossa cultura e dessa inércia mental a que somos regidos. Muito me surpreende o fato de os estudantes das agrárias do Brasil, que por ainda não terem sido corrompidos pela realidade da batalha salarial em detrimento dos ideais profissionais, possam dar corpo a tamanha ignorância e permanecer alheios à importância que o setor do agronegócio representa ao Brasil e, desta forma, a responsabilidade que temos como agrônomos, veterinários e zootecnistas, de JUNTOS, alimentarmos literalmente um mundo cada vez mais faminto e ainda fazê-lo de modo sustentável.
Obrigada, desculpe-me pelo desabafo e parabéns pela iniciativa em divulgar, mesmo em tom de humor*, o papel que a zootecnia desempenha para o setor agropecuário no Brasil e no mundo."
Dayanne Almeida


*Dayanne escreveu diretamente para o Zootecnia é para os fortes, cuja página fica no Facebook, criada por Raully Lucas. 

Se existem agrônomos porque precisamos de zootecnistas?

A imagem abaixo tem circulados nas redes sociais e trazendo uma reflexão sobre as distintas áreas. É bom que se entenda a função de cada uma para as ciências agrárias e não descartar sua importância. O texto citado a seguir é de Jenifer Lima, que achei oportuno para explicar um pouco.



Bom, o que vocês agrônomos entendem dos seguintes temas: melhoramento genético animal, nutrição animal, reprodução animal, etologia e bioclimatologia animal, tecnologia dos produtos de origem animal, e das diversas culturas de produção animal, etc?
O curso de zootecnia é todo estruturado para formar profissionais capazes de gerir toda a cadeia de produção de proteína animal, e isso exige 5 anos de universidade. É no mínimo prepotência achar que ter zootecnia geral na faculdade seja suficiente para substituir uma classe toda.
Se fossemos pensar dessa forma, para que precisa de agrônomo quando existe geólogo (solos), engenheiro ambiental (ambiente), engenheiro florestal, meteorologistas (clima), engenheiro agricola (máquina e processos), biólogos (botânica)... Mas não é assim, pois mesmo com esse sombreamento entre áreas que ocorre cada profissional tem seu valor e cada profissão é complementar as outras.
Esse negócio de tentar se auto-afirmar como melhores que outras classes de profissionais é desrespeitoso e não prova nada, pois o que prova é a competência do profissional.
Portanto, ofereço um copo de humildade, estão dando de graça na fila do conhecimento.
Jenifer Lima
é estudante de Zootecnia na UFRA e está no 3º semestre. 

Texto sobre ser Zootecnista

A maior parte das pessoas acha que fazer zootecnia é uma atividade relaxante, quase fácil. Afinal de contas, passar os dias cuidando dos animais parece um barato! Mas ninguém fora do nosso ambiente entende o que realmente significa fazer zootecnia...
Fazer zootecnia é passar horas, ou até mesmo dias em cima dos livros debruçado sobre o mesmíssimo problema: pode ser um animal que esta ignorando a ração produzida, ou o produtor que não aceita suas sugestões, ou um detalhezinho minúsculo que interferiu em todo o andamento do projeto de consultoria para uma determinada empresa, e pronto! Lá está você, heroicamente, como um espartano, tentando descobrir uma solução que, na maioria das vezes, é óbvia. E aí você arremata com um “como foi que eu não pensei nisso antes?”. Ou você resolve seu problema e fica impressionado com sua genialidade zootecnica só pra descobrir, mesmo que muito tempo depois, que sua solução não foi tão genial assim. Fazer zootecnia é estudar livros e mais livros, debruçar-se sobre teorias complexas, descabelar-se quando você não entende nada e, o pior, a prova é na semana que vem! Fazer zootecnia é esquecer-se da vida... Isso se você ainda tiver uma, depois de virar noites e noites fazendo projetos, trabalhos, e pesquisas... Fazer zootecnia é andar feito doido pelas ruas, brincando com todo cachorro que passa, se vier um carroceiro, melhor ainda, ai vc passa horas discutindo com ele as formas de como tratar melhor o seu cavalo. Fazer zootecnia é se emocionar ao ver um animal saudável que antes era só pele e osso. Quando seu perfil do Facebook tem mais fotos de animais do que suas, você sabe que faz zootecnia. Quando você faz zootecnia, sua noção de tempo muda: dia e noite significam apenas luz apagada ou acesa. Quando você faz zootecnia você descobre que comer não é tão importante, e que tomar banho pode ser um luxo em algumas ocasiões. Quando você começa a conversar sobre melhoramento genético e economia rural com seu irmão de nove anos, vc sabe que faz zootecnia, e que está fadado a isso pra sempre. Porque, apesar das noites mal dormidas e das noites nem-dormidas, apesar da dor absurda na lombar depois de ficar horas sentado na cadeira estudando, apesar de ter se descabelado às vésperas de todas as provas de fisiologia vegetal e forragicultura, você adora isso. Fazer o quê? E graças aos estudantes de zootecnia, e mesmo aos Zootecnistas formados, os psicólogos nunca ficarão sem emprego. Afinal de contas, nós somos doidos por Zootecnia!


(Texto original de Ana Carolina Fernandes, modificações feitas por Raully Garcia)

Assinar a moção para criação do CFZ e CRZ

ZOOTECNISTAS E AFINS, por favor, assinem a moção de apoio para criação do CFZ e CRZ´s. Não esqueçam: essa luta é nossa!



Fonte da imagem para compartilhar: http://www.facebook.com/photo.php?fbid=280359655359603&set=a.192916087437294.52721.100001567128163&type=1&theater


Frase para retwittar: https://twitter.com/#!/mividazootecnia/status/160079929361440768