Os superpoderes do mel


Os superpoderes do mel



Uma série de estudos vem mostrando que essa delícia é superpoderosa. Confira os seus benefícios:


1. Cicatriza
Sim, o mel tem propriedades curativas. Até a Segunda Guerra Mundial, ele era bastante usado no tratamento de feridas e infecções, quando aplicado de maneira tópica. Rico em açúcares, o fluido cria um ambiente hiperosmótico, isto é, muito mais concentrado do que o que o cerca, o que significa que ele é capaz de "chupar" a água da bactéria, matando-a. E mais: durante o processo de fabricação, as abelhas operárias adicionam ao néctar um composto chamado glicose oxidase. Quando aplicado à ferida e exposto ao oxigênio do ar, é produzida a hidroxiperoxidase, um poderoso bactericida. Daí ele pôr fim às bactérias. Acredita-se também que um dos compostos do mel, chamado metilglioxal, provoque a modificação de outros componentes do doce, evitando que as bactérias se proliferem. Todos os méis são cicatrizantes, mas o melhor é o de lavanda. Lave bem a pele queimada ou ferida, aplique uma capa fina de mel e tape com uma gaze, para que a pele respire.


2. Extermina radicais livres
O mel contém uma montanha de antioxidantes, substâncias que combatem os radicais livres. Pesquisadores da Universidade da Califórnia (EUA) demonstraram que os mais escuros são os que têm maiores quantidades dessas poderosas substâncias, contendo tanto antioxidante quanto o espinafre, a maçã, a laranja e o morango. Pre­fira o mel de trigo mourisco, o cam­peão de antirradicais livres.


3. Acalma a tosse e suaviza a garganta
Expectorante, ele diminui a inflamação e suaviza as mucosas irritadas. Cientistas da Universidade da Pensilvânia (EUA) demonstraram que ele é mais eficiente para tratar a tosse noturna causada por infecções das vias aéreas superiores do que os xaropes contra a tosse vendidos nas farmácias. A Organização Mundial da Saúde, inclusive, indica o uso de mel como adoçante para pessoas que têm a garganta irritada e tosse.
Opte pelo de alecrim-do-campo ou de eucalipto. Coloque 500 ml de água mineral para ferver durante 30 min, com três cebolas, três cenouras e três ramos de aipo. Coe o caldo e acrescente três colheres grandes de mel de alecrim. Guarde na geladeira e tome uma xícara bem quente antes de dormir e de manhã, em jejum.


4. Melhora a memória
Ele não só ajuda a reduzir a ansiedade, como melhora a memória espacial, ou seja, a habilidade de reconhecer lugares ou situações que você já viveu, segundo estudo da Universidade de Waikato (Nova Zelândia).


5. Cuida da sua  flora intestinal
Acredite, ele pode ser tão bom para o seu corpo quanto o iogurte. É rico em oligossacarídeos e outros carboidratos que "sobrevivem" à digestão, servindo de fonte de nutrientes para as bac­térias do bem que vivem no intestino.


6. Combate a insônia
Prepare a tradicional receita para a fal­ta de sono: tome um copo de leite mor­no adoçado com mel. O leite é um dos alimentos mais ricos em triptofano, substância que a ciência já mostrou induzir o sono. Por ser doce, o mel ajuda a acalmar. Um dos melhores para quem luta para dormir é o de la­ran­jeira.


7. Deixa os ossos mais fortes 
Pesquisa da Universidade de Purdue (EUA) feita com ratos revelou que o mel é capaz de aumentar em 33% a absorção de cálcio. Especula-se que os responsáveis por isso seriam os carboidratos presentes no alimento, principalmente a glicose, a frutose e a rafinose. Acrescente uma colher de mel ao leite e outros derivados do leite e alimentos ricos em cálcio, como o leite de soja.


8. Reduz o risco de doenças do coração
É o que afirma um estudo publicado no Journal of Medical Food. Ele não só reduz levemente os níveis do colesterol ruim, o LDL, como diminui os níveis de um composto chamado proteína C reativa, indicador de processos inflamatórios no corpo e do risco de problemas cardíacos.


Amanda Cardoso / Texto de Yolanda Mazariego, Vanessa de Sá e Lygia Haydée


Fonte: Sport Life

0 comentários:

Postar um comentário

Caros internautas,
Para receber resposta não esqueçam de fornecer o e-mail para contato.

Obrigada!